16-01-2017

Secretário de Estado da Saúde visitou ULS Nordeste

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, inaugurou as obras de requalificação do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Mirandela e visitou diversos serviços clínicos na Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

A visita do Secretário de Estado da Saúde ao distrito de Bragança, acompanhado pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Pimenta Marinho, na passada sexta-feira, dia 13 de janeiro, teve início na Unidade Hospitalar de Mirandela, onde inaugurou o Serviço de Urgência que foi completamente remodelado. Esta intervenção permitiu melhorar as condições oferecidas aos utentes, mas também aos próprios profissionais de saúde, que dispõem agora de meios mais adequados para desenvolverem um trabalho de qualidade, indo de encontro às necessidades e expetativas dos utentes.

Em Mirandela, Manuel Delgado elogiou o trabalho desenvolvido na Urgência Médico-Cirúrgica daquela Unidade Hospitalar e realçou que os serviços de saúde estão a dar a resposta adequada às situações de urgência, mesmo com o aumento do número de episódios devido aos casos de gripe. No caso da ULS Nordeste, o secretário de Estado da Saúde enalteceu o trabalho de articulação entre Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalares que tem vindo a ser desenvolvido para que os casos de gripe possam ser tratadas nos Centros de Saúde e as Urgências Hospitalares possam dar resposta às situações graves.

Unidade de Convalescença em Macedo de Cavaleiros

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Carlos Vaz, sublinhou o excelente trabalho desenvolvido por todos os profissionais no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Mirandela, que funciona agora em instalações completamente renovadas.

O responsável máximo da instituição anunciou ainda que estão previstos para breve novos investimentos na ULS Nordeste, como é o caso da realização de obras de beneficiação no Serviço de Cirurgia da Unidade Hospitalar de Mirandela.

Na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, o Secretário de Estado da Saúde visitou a Unidade de Cuidados Paliativos e anunciou a abertura de uma Unidade de Convalescença para dar resposta às necessidades da população do distrito de Bragança.

Visita terminou em Bragança

A visita continuou no Hospital de Bragança. Nesta Unidade Hospitalar, Manuel Delgado visitou os Cuidados Intensivos, o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, o Laboratório e o Serviço de Imagiologia, tendo deixado a garantia de que irá ser efetuado um investimento a curto prazo, na ordem de um milhão de euros, na aquisição de um novo TAC.

O Secretário de Estado da Saúde passou ainda pela área a requalificar no 2.º Piso do Hospital de Bragança.

O périplo de Manuel Delgado pelo distrito terminou com uma visita ao Centro de Saúde de Santa Maria, em Bragança, onde teve contacto com as diversas valências oferecidas aos utentes. O Secretário de Estado da Saúde mostrou-se ainda satisfeito com o alargamento do horário deste Centro de Saúde para dar resposta aos casos de gripe.

visita secretario estado 2