Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
27-09-2019

Cuidados de Saúde Primários com bom desempenho e novos desafios

O bom desempenho alcançado pelos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e o lançamento de novos desafios a abraçar muito em breve marcaram a reunião geral deste Departamento, que teve lugar ontem, dia 24 de setembro, em Macedo de Cavaleiros.

De realçar que as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Mirandela I e de Mogadouro ocupam o primeiro e terceiro lugares no desempenho assistencial das UCSP´s a nível nacional, com um Índice de Desempenho Global (IDG) de 93,7 e de 83,3, respetivamente.

Destaque ainda para o trabalho desenvolvido pelas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) de Macedo de Cavaleiros, com um IDG de 90,8, e de Mirandela, com um IDG de 88,9, que ocupam o 6.º e 7.º lugares, respetivamente, ao nível da região Norte.

Além do desempenho das diversas Unidades, na reunião geral do Departamento de Cuidados de Saúde Primários – realizada bimestralmente – foram abordadas diversas outras questões, numa perspetiva de melhoria contínua e de excelência dos serviços prestados aos utentes. Entre eles:

– A gestão do transporte de doentes não urgentes – em particular através da nova plataforma informática disponibilizada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS);

– A literacia em saúde – a reforçar pelos profissionais junto dos utentes, com o apoio do Manual de Boas Práticas de Literacia em Saúde recentemente lançado pela Direção Geral da Saúde (DGS);

– A abordagem, o diagnóstico e a intervenção nos serviços de saúde em casos de violência interpessoal – de acordo com o Manual elaborado nesse sentido pela DGS;

– O projeto “ULS Nordeste Sem Papel” – que envolve todos os profissionais na defesa da sustentabilidade ambiental e financeira da instituição;

– O desafio à apresentação, pelos profissionais, de projetos com vista à melhoria dos serviços disponibilizados e dos cuidados prestados pela ULS Nordeste.

Estes e outros assuntos geraram um debate participativo e esclarecedor, em que todos os presentes puderam expor as mais diversas situações e partilhar experiências decorrentes do desempenho diário das suas funções.

Houve ainda espaço para apresentar a agenda de iniciativas de caráter formativo a desenvolver interna e externamente pela ULS Nordeste ao longo do mês de outubro e as quais se espera que venham a contar com uma adesão significativa.

A próxima reunião do Departamento de Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Nordeste está já agendada para 26 de novembro.


Partilhar:
Ir para o topo