Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
11-02-2020

Cuidados Primários da ULS do Nordeste desenvolvem projeto de literacia sobre utilização correta dos serviços de saúde

“Aprender a usar para ter quando precisar”. É o novo projeto promovido pelo Departamento de Cuidados Primários da ULS do Nordeste, com o objetivo de capacitar os cidadãos da área de abrangência desta entidade para a utilização adequada do Sistema de Saúde – conforme preconizado pelo Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019 – 2021 da DGS.

Este projeto, adequado à diversidade de cada território ou público-alvo de cada Centro de Saúde da região, será posto em prática através de valências como as Unidades de Cuidados na Comunidade e as Unidades Móveis de Saúde, mas envolvendo também os diversos parceiros locais que a ele se desejem associar.

Pretende-se assim dotar a população de conhecimentos diversos no âmbito da utilização correta do sistema de saúde, nomeadamente: direitos e deveres dos utentes, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ao longo da vida, “navegar” no SNS (SNS 24, Área do Cidadão, Portal do SNS, Biblioteca Literacia em Saúde), emergência em saúde (doença súbita grave ou acidente e Número Europeu de Emergência 112),  recursos para outras necessidades (linhas de emergência como por exemplo em casos de violência doméstica) e primeiros socorros.

Serão utilizados recursos didáticos diversos, uns já disponibilizados pelas entidades do Ministério da Saúde e outros adaptados pela ULS do Nordeste.

Este projeto é tanto mais importante quando está comprovado que uma baixa literacia em saúde pode dar origem, por exemplo, a um maior número de internamentos e a uma utilização mais frequente de serviços de urgência e, também, a uma menor prevalência de atitudes individuais e familiares preventivas no campo da saúde. Ou seja, a uma menor qualidade de vida.

Para atestar o sucesso do projeto que agora se inicia estão já definidos indicadores de avaliação, entre os quais a taxa de adesão das Unidades de Cuidados na Comunidade da ULS do Nordeste, o número de utentes abrangidos e o número de atividades realizadas.

Espera-se assim contribuir para a formação de cidadãos mais capacitados e conscientes da importância da tomada de decisões promotoras de uma melhor saúde, bem-estar e qualidade de vida.

O projeto “Aprender a usar para ter quando precisar” foi apresentado pela enfermeira Anabela Martins durante a primeira reunião de 2020 do Departamento de Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, que se realizou no dia 04 de fevereiro em Macedo de Cavaleiros.

Além desta iniciativa foram abordados no encontro outras temáticas como a consulta a tempo e horas, pela Dra. Joana Vicente; auditoria clínica sobre a DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, pelo Dr. Filipe Vaz; testes rápidos para deteção de strptococcus, pela Dra. Filipa Ladeiro, Governação Clínica e de Saúde, pelo Dr. Lino Olmo e ainda o desempenho das Unidades, pela Dra. Sofia Rodrigues, em articulação com a Direção do Departamento de Cuidados de Saúde Primários.


Partilhar:
Ir para o topo
vulputate, at sed mattis odio felis Phasellus vel, venenatis,