Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
27-04-2021

Distrito de Bragança com elevadas taxas de vacinação contra a COVID-19 na população com 80 ou mais anos

As equipas da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste já administraram, até ao dia 23 de abril, mais de 56 mil doses de vacinas contra a COVID-19 no distrito de Bragança, destacando-se uma elevada taxa de vacinação da população com 80 ou mais anos de idade, incluída no grupo de utentes prioritários na primeira fase estabelecida no Plano Nacional de Vacinação.

Foram administradas na área de abrangência da ULS do Nordeste, desde o início do processo de vacinação, um total de 56.357 doses de vacinas contra a COVID-19, das quais 39.603 correspondem a primeiras doses e 16.754 a segundas doses.

Numa altura em que a vacinação é alargada a um maior número de pessoas, continuando o critério de priorização a ser a idade e as patologias identificadas no Plano de Vacinação, o distrito de Bragança regista elevadas taxas de vacinação na população com 80 ou mais anos de idade. Nesta faixa etária, cerca de 90 por cento da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19 e cerca de 75 por cento já tem a vacinação completa (2 doses da vacina).

As equipas da ULS do Nordeste também concluíram a vacinação dos utentes e colaboradores das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e outros Lares Residenciais elegíveis na primeira fase de vacinação, tendo sido inoculadas mais de 6.600 pessoas. O processo nestas estruturas irá ter continuidade, de acordo com o preconizado no Plano Nacional de Vacinação, que contempla a inclusão de pessoas que já contraíram a infeção pelo vírus SARS-CoV-2.

De realçar que o processo de vacinação contra a COVID-19 na área de abrangência da ULS do Nordeste está a decorrer no estrito cumprimento do estabelecido no Plano Nacional de Vacinação, tendo já sido abrangidos profissionais de saúde, colaboradores e utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e outros Lares Residenciais, utentes que integram o primeiro e segundo grupos de prioritários e profissionais considerados essenciais.

A vacinação contra a COVID-19 está, nesta etapa, a ser alargada a um maior número de pessoas, estando disponíveis três formas de agendamento: através de autoagendamento na plataforma dos Serviços de Saúde criada para o efeito, através de SMS enviado pelos Serviços de Saúde e através do contacto do Centro de Saúde.

No distrito de Bragança, a vacinação na comunidade está a ser assegurada pelas equipas dos Cuidados de Saúde Primários, que, a par da administração de vacinas, têm desenvolvido um trabalho fundamental ao nível do contacto e esclarecimento de dúvidas dos utentes.

Todo o processo é assegurado por equipas multidisciplinares, mediante o estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação.

A ULS do Nordeste reitera a mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina, de acordo com a priorização determinada no Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 e no estrito cumprimento de todas as normas e orientações das entidades competentes nesta matéria.


Partilhar:
Ir para o topo
mi, Phasellus massa tristique justo commodo ut pulvinar ut id