Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
24-03-2021

Doação de tablets à ULS do Nordeste aproxima doentes e familiares nos Cuidados Paliativos

O Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste recebeu 10 tablets que vieram reforçar a comunicação entre os doentes ali internados e os seus familiares.

Trata-se de uma adesão da ULS do Nordeste ao projeto “Estou”, iniciativa pioneira da associação sem fins lucrativos SemeiAbraços, com o objetivo de combater o isolamento dos doentes e contribuir para a humanização dos hospitais.

Através deste donativo, os doentes internados podem agora realizar videochamadas com os seus familiares, de forma gratuita, sem limite de tempo e sem a necessidade de intervenção de um profissional de saúde. Isto porque os tablets disponibilizados usam um software específico, muito simples, cedido ao Estou, que reduz as barreiras à comunicação digital nos doentes menos familiarizados com as novas tecnologias.

O Estou dirige-se aos doentes que têm capacidades físicas e cognitivas para usar o equipamento, contudo, não possuem equipamentos eletrónicos para o fazer, sendo-lhes, assim, atribuídos tablets associados ao projeto durante todo o internamento.

Segundo a diretora do Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados da ULS do Nordeste, Liseta Gonçalves, um dos maiores benefícios da implementação deste projeto é a redução da ansiedade e o aumento do bem-estar emocional, quer dos doentes quer dos seus entes queridos, por se poderem ver e falar de forma mais direta, numa altura em que as visitas hospitalares sofrem ainda alguns condicionamentos, por força da pandemia.

A ULS do Nordeste agradece, pois, à Associação SemeiAbraços, pela colaboração com esta entidade de saúde através do projeto Estou, proporcionando um apoio notável a uma prestação de cuidados mais humana, mais digna e mais solidária.


Partilhar:
Ir para o topo
quis elementum libero. Donec id, id at Praesent ipsum