Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
01-10-2020

Equipas da ULS do Nordeste vão administrar vacinas contra a gripe às aldeias do distrito de Bragança

As equipas de enfermagem dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vão deslocar-se às aldeias do distrito de Bragança para administrar a vacina contra a gripe sazonal aos utentes, evitando assim a sua deslocação aos Centros de Saúde.

Para operacionalizar a campanha de vacinação contra a gripe sazonal deste ano, foi elaborado um plano de atuação para cada Centro de Saúde, numa ótica de proximidade com os utentes, de acordo com as duas fases de vacinação gratuita definidas pela Direção-Geral da Saúde.

Assim, nesta primeira fase, que teve início a 28 de setembro, serão abrangidos os utentes, residentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados, que irão ter acesso à vacina nas instituições. E as grávidas, que deverão deslocar-se ao seu Centro de Saúde, na sequência de contacto/agendamento prévio efetuado pelas equipas de saúde que efetuam o acompanhamento na área do apoio à parentalidade.

Na segunda fase, que terá início a 19 de outubro, serão abrangidos os restantes grupos que têm direito à vacina gratuita, incluindo as pessoas com 65 ou mais anos.

Este ano, através da articulação com todas as Juntas de Freguesia do distrito de Bragança, as equipas de enfermagem da ULS do Nordeste irão deslocar-se às aldeias para administrar a vacina contra a gripe sazonal a todos os utentes, assegurando que as pessoas se deslocam aos locais previamente comunicados à hora marcada, de modo a evitar aglomeração de pessoas e salvaguardando todas as medidas de segurança, quer para os utentes, quer para os profissionais de saúde.

Na maioria das sedes de concelho, a vacina será administrada nos Centros de Saúde, mediante marcação prévia, estando assegurados circuitos independentes para a vacina da gripe sazonal, de modo a garantir que não há cruzamento com outros utentes. O objetivo é garantir todas as medidas de segurança, de modo a minimizar os contactos dentro do Centro de Saúde, numa ótica de prevenção da propagação do vírus que provoca a infeção COVID-19.

Em algumas sedes de concelho, a vacina poderá ser administrada em outros locais, que serão oportunamente divulgados, sendo igualmente asseguradas todas as condições de segurança para utentes e profissionais de saúde.

Perante a atual situação epidemiológica e tendo em conta que os sintomas da gripe sazonal são semelhantes aos sintomas da COVID-19, o Departamento de Cuidados de Saúde Primários e a Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste apelam à população para se vacinar contra a gripe sazonal, no sentido de facilitar o diagnóstico diferencial entre as duas doenças.


Partilhar:
Ir para o topo
et, Sed in mattis facilisis diam nunc