Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
07-02-2018

Interioridade e serviços de proximidade foram os temas que marcaram a visita de Fernando Araújo à ULS Nordeste

A Unidade Local de Saúde do Nordeste recebeu, na passada sexta-feira, dia 02 de fevereiro, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Prof. Dr. Fernando Araújo. A visita de trabalho foi acompanhada pelo Conselho de Administração da ULS Nordeste e por dirigentes da Administração Regional de Saúde do Norte, do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Associação Nacional das Farmácias (ANF), Instituto Politécnico de Bragança, Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos.

Após uma visita aos Serviços de Urgência e de Medicina Intensiva da Unidade Hospitalar de Bragança, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde moderou um debate sobre a Interioridade, com o objetivo de encontrar respostas para este problema, que cada vez mais se acentua junto das populações mais afastadas do litoral, como é o caso do Nordeste Transmontano.

Participaram nesta sessão o presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Dr. Carlos Vaz, o vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dr. Paulo Xavier, o presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, Dr. Artur Nunes, a professora do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Prof. Doutora Maria Augusta Branco, o coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Dr. João Paulo Catarino, o Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Dr. António Araújo, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Miguel Guimarães, tendo encerrado as intervenções o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Prof. Doutor Fernando Araújo.

Durante a sessão foi apresentado um estudo que está a ser desenvolvido pela Professora do IPB sobre as expetativas e incentivos que podem levar os jovens médicos a optar pelo Interior, com o objetivo de ajudar o Governo a delinear medidas para fixar clínicos em zonas afastadas do litoral.

 

Aproximar a Saúde das pessoas

À tarde, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde visitou o Centro de Saúde de Mirandela II, onde foi efetuada a apresentação de dois projetos piloto na área da Saúde: o SAFE – Serviço Nacional de Assistência Farmacêutica e o NTS – Notas Terapêuticas Simples.

O SAFE foi implementado no passado mês de dezembro no distrito de Bragança, onde funciona como projeto piloto, com o objetivo de melhorar o bem-estar dos utentes, através do aumento da facilidade do acesso a medicamentos urgentes.

Este serviço inovador está a ser desenvolvido através da colaboração entre Farmácias e diversas instituições do Ministério da Saúde (Infarmed, SPMS, ARS Norte e ULS Nordeste).

De segunda a sábado das 21h00 às 09h00, domingos e feriados todo o dia, através do contacto para o número 800 24 14 00, o utente é atendido por um farmacêutico, que encaminha o utente para uma farmácia com capacidade para satisfazer a sua prescrição médica, podendo adquirir o seu medicamento urgente na própria farmácia ou solicitar que o pedido seja entregue no seu domicílio de forma gratuita.

O NTS prevê a criação de um canal de comunicação entre médicos e farmacêuticos. Desta forma, o farmacêutico pode transmitir ao médico informações sobre a interação com o doente, indicando se cada medicamento prescrito foi ou não dispensado e as devidas justificações farmacêuticas. Perante a informação recebida o médico pode dar esclarecimentos de retorno sobre a utilidade da nota enviada.

Este projeto já está a funcionar em formato piloto, desde julho do ano passado, na ULS do Alto Minho e farmácias do distrito de Viana do Castelo. Tendo em conta os bons resultados conseguidos, pretende-se agora replicá-lo em outras zonas do País.

No final da sessão, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde visitou as instalações do Centro de Saúde de Mirandela II, onde encontrou um jovem médico que escolheu o Interior para trabalhar. Daniel Carquejo, especialista em Medicina Geral e Familiar, é natural de Vila Real e está há cerca de cinco anos na ULS Nordeste.