Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
15-10-2019

IV Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano reuniram mais de 270 participantes

Mais de 270 pessoas participaram na quarta edição das Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano, promovidas pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD), que decorreram nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

Na sessão solene de abertura, o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Alberto Vaz, deu os parabéns à UCFD pela organização deste evento e enalteceu o trabalho desenvolvido por todos os profissionais de saúde ao nível da promoção da saúde, em geral, e da prevenção da diabetes, em particular.

A importância deste evento ao nível do aumento da literacia em saúde da comunidade e da formação de profissionais nesta área foi igualmente realçada pelo Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Dr. Benjamim Rodrigues, e pela Presidente da Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança, Enf.ª Margarida Parra.

Também o coordenador da UCFD da ULS do Nordeste, Dr. Raúl Sousa, salientou a importância destas Jornadas para os profissionais que desenvolvem a sua atividade longe dos grandes centros, bem como o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no distrito de Bragança ao nível da prevenção e da identificação dos grupos de risco para o desenvolvimento da doença.

Demonstraram ainda todo o apoio à realização deste evento os membros do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, que marcaram presença no evento, bem como o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros.

A diabetes atinge mais de 1 milhão de portugueses e é a única doença cuja taxa de mortalidade se encontra em crescimento. No distrito de Bragança, estão diagnosticadas 12.455 pessoas com diabetes mellitus.

Tendo em vista o aumento da resposta nesta área, a UCFD da ULS do Nordeste pretende continuar a trabalhar no sentido de ser criada uma consulta do Pé Diabético a nível distrital e uma via verde para a retinopatia e nefropatia diabéticas, numa ótica que privilegie o tratamento integral do doente.

Na edição deste ano das Jornadas estiveram em destaque temas fundamentais na abordagem da diabetes, entre os quais a saúde da mulher com diabetes, insulinoterapia, nefropatia diabética, bem como as alterações da glicémia no internamento, as novas tecnologias e legislação acerca desta doença, a logística dos indicadores e o projeto NoRisk Diabetes.

Este evento tem vindo a ganhar dimensão ano após ano, contando atualmente com o apoio de várias instituições, públicas e privadas, do distrito de Bragança. Nesta edição, deslocaram-se até Macedo de Cavaleiros 24 palestrantes das áreas de cuidados de saúde primários e hospitalares, que abordaram temáticas relacionadas com a diabetes em comunicações integradas em mesas, em simpósios e em workshops.

Também a participação ao nível da apresentação de trabalhos científicos tem vindo a aumentar. Este ano, foram apresentadas seis comunicações orais e 22 pósteres.

De realçar ainda a inclusão no programa deste ano de um momento musical com violino, no primeiro dia das Jornadas, protagonizado pela atuação do jovem António Malta Gomes.

No final do evento, o Dr. Raúl Sousa agradeceu a participação e presença de todos e assumiu o compromisso de realizar as V jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano em 2020, com datas previstas para os dias 16 e 17 de outubro.


Partilhar:
Ir para o topo
Curabitur felis elit. mattis mi, commodo at ut