Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
23-12-2019

Natal celebrado nas Unidades Hospitalares da ULS do Nordeste

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Serviço de Apoio Social, do Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa e do Grupo de Voluntariado, assinalou, como é habitual, a quadra natalícia junto dos doentes internados, com a realização da Festa de Natal nas três Unidades Hospitalares.

As comemorações alusivas a esta época festiva decorreram, no dia 17 de dezembro, em Mirandela e em Macedo de Cavaleiros e, no dia 19 de dezembro, em Bragança.

Esta quadra é assinalada com a realização de uma eucaristia solene de Natal nas três Unidades Hospitalares, seguindo-se uma visita aos doentes internados durante a qual é distribuída uma lembrança alusiva à época, oferecida pelo grupo de voluntariado das respetivas Unidades Hospitalares, e de cartões de Boas Festas.

A celebração religiosa na Unidade Hospitalar de Bragança foi, à semelhança do ano passado, celebrada por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, que, acompanhado pela vogal do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Dr.ª Elisa Dias, pelo capelão da Unidade Hospitalar, Pe. Estevinho Pires, pela figura do Pai Natal e por elementos do grupo de voluntariado, visitou os doentes internados no edifício principal, deixando-lhes uma mensagem de alento, de esperança e de rápidas melhoras.

D. José Cordeiro marcou ainda presença no momento de animação protagonizado por colaboradores, utentes, familiares e amigos, tendo estado representados o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, o Serviço de Nefrologia, o Departamento de Saúde Mental, o Serviço de Cirurgia Homens, o Gabinete do Cidadão e o Serviço de Nutrição e Alimentação (Cozinha).

A tarde de animação contou com a declamação de poemas, a leitura de textos alusivos à época e atuações musicais.

Esta festa foi impulsionada pelo padre Estevinho Pires, que, no final, agradeceu o envolvimento e empenho de todas as pessoas envolvidas na preparação deste momento de união, convívio e celebração do espírito natalício.

No final da festa, também a Dr.ª Elisa Dias se dirigiu a todos os presentes agradecendo o contributo para este momento de convívio e de animação nesta época festiva, bem como a presença de Sua Excelência Reverendíssima o Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro.

De realçar ainda que, no dia 18 de dezembro, foi a vez dos colaboradores e utentes da UDEP – Unidade do Doente de Evolução Prolongada celebrarem o Natal, com a celebração da tradicional eucaristia pelo capelão do Hospital de Bragança. Este momento foi ainda marcado pela oferta de um crucifixo por parte dos doentes, feito pelos próprios, ao padre Estevinho Pires, que pediu para este ser colocado no espaço que vem servindo de capela.

As comemorações natalícias inserem-se nas iniciativas levadas a cabo pela ULS do Nordeste com o objetivo de minorar o sofrimento dos doentes internados, proporcionar-lhes momentos de alegria, confraternização e de boa disposição.

 


Partilhar:
Ir para o topo
mi, ut at odio nunc accumsan mattis Praesent nec elit.