16-07-2019

PPCIRA da ULS do Nordeste premiada em encontro internacional de segurança do doente

O Grupo de Coordenação Local (GCL) do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA) da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste foi distinguido com o primeiro prémio na categoria de melhor poster, no âmbito do II Encontro Internacional de Segurança do Doente, decorrido em Lisboa nos passados dias 01 e 02 de julho.

Organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa, em parceria com a Organização Mundial de Saúde, o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e a International Society for Quality in Healthcare (ISQua), o 2nd International Meeting on Patient Safety for New Generations of Healthcare Professionals contou com preletores de elevado reconhecimento nacional e internacional –  entre eles Sir Liam Donaldson (OMS); Frank Federico (IHI); Peter Lachman (ISQua); Charles Vincent (University of Oxford); José Fragata (UNL); Miguel Castelo Branco (UBI) – e reuniu participantes de 42 nacionalidades.

O GCL-PPCIRA da ULS Nordeste apresentou neste importante evento dois pósteres: “PROMETEU – PROjeto MElhoria da Qualidade e Segurança no Diagnóstico e Tratamento da PnEUmonia” e “Estimating health care cost savings in a community hospital from a national quality improvement project to reduce healthcare associated infections: from STOP Hospital Infection a Gulbenkian Challenge!”. E foi ao póster que apresenta os resultados da estimativa de redução de custos associados aos cuidados de saúde na ULS Nordeste, no âmbito do projeto Stop Infeção Hospitalar!, que foi atribuído o primeiro prémio.

Orgulhosa com esta distinção, a Equipa de Liderança do Stop Infeção Hospitalar! agradece os preciosos contributos do Dr. Lino Olmo na obtenção das estimativas, às Equipas Sénior do Stop infeção Hospitalar! na orientação dos prestadores de cuidados e também a todos os profissionais que diariamente contribuem para fomentar a segurança dos utentes da ULS Nordeste.