28-11-2019

Projeto de Literacia em Saúde da ULS do Nordeste em destaque nas I Jornadas da Qualidade em Guimarães

O projeto “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde” da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que está a ser desenvolvido na instituição desde o ano passado, foi apresentado nas I Jornadas da Qualidade do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, pela Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr.ª Eugénia Madureira.

Na sua comunicação, intitulada “Importância da Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde”, a responsável pela Área Clínica Hospitalar na ULS do Nordeste enalteceu a importância de promover a literacia e de aumentar a participação dos doentes, dos seus familiares e/ou cuidadores na melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de saúde, tendo em conta que utentes com níveis de literacia mais elevados tomam melhores decisões sobre a sua saúde.

No âmbito do projeto “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde”, promovido pelo Ministério da Saúde, a ULS do Nordeste desenvolveu um conjunto de ações na comunidade, através da Comissão de Qualidade e Segurança em articulação com o corpo de voluntariado das três Unidades Hospitalares que integram a ULS do Nordeste.

Foram assim desenvolvidas ações de sensibilização sobre a promoção da higiene das mãos, a segurança cirúrgica, a segurança na utilização da medicação, a prevenção de quedas, a prevenção de úlceras por pressão e a prevenção de infeções e resistência aos antimicrobianos, através da distribuição de vídeos, cartazes e folhetos informativos sobre estas temáticas nos Serviços de Saúde e da realização de conferências para a população.

A Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS do Nordeste, que é também presidente da Comissão de Qualidade e Segurança, enalteceu ainda nesta apresentação os bons resultados alcançados pela ULS do Nordeste ao nível do aumento da literacia em saúde dos utentes em relação às temáticas trabalhadas no âmbito deste projeto.

Na sua comunicação, realçou ainda o trabalho que vai continuar a ser desenvolvido nesta área na ULS do Nordeste, tendo por base as diretrizes do Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021, cujos temas prioritários passam pela promoção de estilos de vida saudáveis, capacitação para a utilização adequada do Sistema de Saúde, promoção do bem-estar na doença crónica e promoção do conhecimento e investigação.

Pretende-se assim levar a cabo uma intervenção ao nível das diferentes fases do percurso de vida, desde a conceção ao envelhecimento, as relações com a família, os grupos de pares e a comunidade, tendo em vista uma melhoria contínua, consciente e sustentável do nível de literacia em saúde da população.

As ações a desenvolver neste sentido contemplam não só a realização de campanhas e de intervenções direcionadas para a população, como também a disponibilização de instrumentos e de ferramentas aos profissionais de saúde para que tenham um papel ativo na promoção da literacia em saúde junto dos seus utentes.

De realçar que as I Jornadas da Qualidade do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, decorreram no dia 15 de novembro, enquadradas nas comemorações do Dia Mundial da Qualidade, que se assinala a 14 de novembro, com o objetivo de sensibilizar os profissionais para a importância da qualidade nos Cuidados de Saúde.

suscipit Phasellus consectetur consequat. id, velit, neque. diam dictum in Donec Aliquam