Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
01-07-2019

Secretária de Estado da Saúde presidiu a homenagem às vítimas de acidente com helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros

A Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, presidiu à cerimónia de homenagem às vítimas do acidente com o helicóptero do INEM realizada, no passado sábado, dia 29 de junho, pelo Município de Macedo de Cavaleiros.

O Conselho de Administração e alguns colaboradores da Unidade Local de Saúde do Nordeste também se associaram a este momento de homenagem, integrado nas comemorações do Dia do Município de Macedo de Cavaleiros.

Os quatro profissionais do INEM que perderam a vida no acidente de helicóptero do passado dia 15 de dezembro foram homenageados, a título póstumo, com a atribuição, pelo Município, da Medalha de Mérito Municipal de Valor e Altruísmo – Grau Ouro. A enfermeira Daniela Silva, os pilotos João Lima e Luís Rosindo e o médico Luís Vega foram recordados neste momento de homenagem, marcado pela emoção expressa no rosto dos presentes, como “heróis”, que perderam a vida no desempenho da sua missão de salvar outras vidas.

As medalhas foram entregues aos familiares das vítimas pela Secretária de Estado da Saúde, que salientou que esta homenagem é “um obrigado” a estes profissionais pelo nobre trabalho que efetuaram ao serviço do INEM. Raquel Duarte enalteceu ainda o altruísmo, o humanismo e o espírito de missão de todos os profissionais ao serviço da emergência médica, que, muitas vezes, enfrentam situações arriscadas para salvar vidas.

Seguiu-se o descerramento de uma placa de homenagem, com as fotografias dos quatro profissionais que perderam a vida em missão, no Heliporto de Macedo de Cavaleiros, que foi antecedido por um minuto de silêncio em memória das vítimas.

O Município de Macedo de Cavaleiros atribuiu ainda a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro ao Instituto Português de Emergência Médica – INEM, que foi recebida pelo presidente desta instituição, Luís Meira. E a Medalha de Mérito Municipal Valor e Altruísmo – Grau Ouro ao médico Manuel Filipe Serralva.

De realçar ainda que o helicóptero do INEM está sediado em Macedo de Cavaleiros desde abril de 2010 e já registou mais de 2900 saídas. Está entre os meios aéreos de emergência médica que regista maior número de saídas e serve uma região marcada pela dispersão geográfica, o que obriga a população a percorrer longas distâncias até às Unidades de Saúde Diferenciadas.


Partilhar:
Ir para o topo