17-07-2019

ULS do Nordeste apresenta nova Unidade de Hospitalização Domiciliária

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste criou uma Unidade de Hospitalização Domiciliária centrada nas necessidades dos doentes do distrito de Bragança e na prestação de cuidados de saúde de maior proximidade.

Este modelo de prestação de cuidados de saúde no domicílio – apresentado publicamente no dia 15 de julho, com a presença do Coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Dr. Delfim Rodrigues – é uma alternativa ao internamento convencional, que permite que o doente recupere no seio familiar, contribuindo assim para a redução de infeções e complicações associadas ao meio hospitalar.

A hospitalização domiciliária apresenta-se, deste modo, como uma opção de qualidade, segura e eficaz para o doente, sendo assegurada assistência contínua por equipas multidisciplinares e interdisciplinares, em articulação com os diferentes níveis de cuidados e as respostas da comunidade, tendo em vista a melhor solução para a saúde e o bem-estar do doente e da sua família.

Os cuidados de saúde são prestados numa ótica de humanização e de acordo com a complexidade das situações e as necessidades individuais de cada doente acompanhado pela Unidade de Hospitalização Domiciliária.

A admissão do doente é efetuada de acordo com critérios clínicos e sociais e assenta no princípio da aceitação voluntária por parte deste, que a par do acompanhamento pelos profissionais de saúde deverá ter ainda apoio familiar ou de um cuidador informal.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS do Nordeste arrancou, numa fase inicial, com cinco camas na cidade de Bragança, estando previsto, de futuro, o aumento do número de camas para um total de oito e o alargamento da área de influência desta valência hospitalar.

Esta Unidade funciona 24 horas por dia todos os dias da semana, com apoio de um médico e de um enfermeiro em permanência.

Com a criação desta nova valência, a ULS do Nordeste reforça os cuidados de saúde de proximidade disponibilizados à população do distrito de Bragança, no âmbito daquela que é a sua missão, tendo em vista a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados e indo de encontro àquelas que são as necessidades e as expetativas dos doentes e dos seus familiares.

consequat. velit, id dictum libero Aliquam quis, risus in suscipit