Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
08-02-2021

ULS do Nordeste inicia vacinação dos utentes contra a COVID-19 no distrito de Bragança

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através das equipas do Departamento de Cuidados de Saúde Primários, deu início à vacinação dos utentes contra a COVID-19, no passado dia 04 de fevereiro, integrando o projeto piloto da região Norte que contempla sete centros de vacinação.

No distrito de Bragança, a vacinação das pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 anos e patologias associadas, nomeadamente insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou doença respiratória crónica, teve início no concelho de Vimioso, onde, até à passada sexta-feira, tinham já sido vacinados cerca de uma centena de utentes.

A população deste concelho está a aderir ao processo de vacinação, encarando a vacina com esperança para a resolução da pandemia, constata o enfermeiro responsável do Centro de Saúde de Vimioso, José Luís Rodrigues.

A vacinação vai continuar neste concelho até à imunização de todas as pessoas que fazem parte do primeiro grupo prioritário, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19, estendendo-se, de forma gradual, aos restantes concelhos do distrito de Bragança.

A Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, Dra. Manuela Santos, deixa uma mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina de acordo com a priorização determinada no Plano Nacional de Vacinação.

Os utentes receberão, numa fase inicial, um SMS, através do número 2424, para o agendamento da toma da vacina, mas nos casos em que as pessoas não estão familiarizadas com este sistema de informação irão ser convocadas por telefone, por carta ou através da articulação com as entidades parceiras das instituições de saúde na comunidade.

A vacinação contra a COVID-19 irá decorrer nos Centros de Saúde do distrito de Bragança, assegurada por equipas multidisciplinares, mediante o estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança em todo o processo, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação, salvaguardando o acompanhamento dos utentes no período após a toma da vacina.

A campanha de vacinação contra a COVID-19 irá desenvolver-se em três fases, de acordo com os grupos prioritários previamente definidos no Plano Nacional de Vacinação, estando a ULS do Nordeste empenhada na sua implementação, de forma transparente, assegurando a gestão rigorosa das vacinas, numa ótica de priorização, no âmbito do preconizado no referido Plano, e de eliminação do desperdício, atendendo aos prazos estipulados para a administração das vacinas, garantindo a vacinação da população do distrito de Bragança dentro de elevados padrões de segurança em todo o processo.


Partilhar:
Ir para o topo
id suscipit Lorem mattis venenatis, ipsum justo et, ut eget