Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
13-11-2019

ULS do Nordeste promoveu segurança dos cuidados de saúde em tertúlias com a população

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste realizou o II Ciclo de Conferências para a População, levando a Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Mogadouro conhecimento e aconselhamento sobre cuidados de saúde seguros.

A higiene das mãos, a segurança cirúrgica, a segurança na utilização da medicação, a prevenção de quedas, a prevenção de úlceras por pressão e a prevenção de infeções e resistência aos antimicrobianos foram os temas debatidos por um grupo de profissionais de saúde, sob a forma de tertúlia, entre os dias 28 e 30 de outubro, respetivamente.

A iniciativa, promovida pela Comissão de Qualidade e Segurança da ULS Nordeste, com o apoio das Câmaras Municipais, deu assim continuidade ao primeiro ciclo de conferências, que em 2018 teve lugar nas cidades de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

Integrado no projeto “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde” – impulsionado pela Direção Geral da Saúde e desenvolvido pela ULS Nordeste como uma das nove entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) escolhidas para a implementação do mesmo – este ciclo de conferências veio, uma vez mais, contribuir para o aumento da literacia em saúde, tanto dos utentes como dos cuidadores.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, trata-se de uma iniciativa meritória, no âmbito da missão desta entidade, que não é apenas de prestar cuidados assistenciais, mas vai mais longe, no sentido de apostar, desde logo, na promoção da saúde e na prevenção da doença. Isto, salientou o responsável máximo da instituição, saindo dos hospitais e centros de saúde e indo ao encontro da população onde ela está, respondendo em proximidade às suas necessidades.

Uma ideia reforçada pela Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS Nordeste, e também Presidente da Comissão de Qualidade e Segurança desta entidade, Dra. Eugénia Madureira, que salientou a importância do papel cada vez mais ativo do cidadão, seja enquanto utilizador dos serviços de saúde, seja enquanto agente promotor do seu próprio bem-estar e autocuidado.

Os Presidentes das Câmaras Municipais de Alfândega da Fé, Eng.º Eduardo Tavares, de Miranda do Douro, Dr. Artur Nunes, e de Mogadouro, Dr. Francisco Guimarães, receberam com agrado esta iniciativa da ULS Nordeste, evidenciando a mais-valia de “descentralizar” e levar o II Ciclo de Conferências de segurança dos cuidados de saúde para a população a estes concelhos.

A Comissão de Qualidade e Segurança da ULS Nordeste pretende assim, no futuro, dar continuidade a novos ciclos de conferências de informação e de sensibilização dos cidadãos nos restantes municípios da área de abrangência desta entidade, com o objetivo de promover a literacia e aumentar a participação dos doentes, dos seus familiares e/ou cuidadores na melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de saúde.


Partilhar:
Ir para o topo
elit. sed Aliquam ipsum nunc sem,