Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
08-01-2019

ULS Nordeste realizou Ciclo de Conferências sobre Saúde junto dos utentes

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste realizou o I Ciclo de Conferências na comunidade, integrado no projeto-piloto “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde”, com o objetivo de aumentar os conhecimentos da população sobre questões relacionadas com os cuidados de saúde.

Neste sentido, foram realizadas mesas redondas sobre várias temáticas na área da Saúde, nomeadamente a promoção da higiene das mãos, a segurança cirúrgica, a segurança na utilização da medicação, a prevenção de quedas, a prevenção de úlceras de pressão e a prevenção de infeções e resistência aos antimicrobianos.

Estes temas foram abordados por profissionais de saúde que integram a Comissão de Qualidade e Segurança da ULS Nordeste.

Estas conferências decorrem nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, nas cidades de Bragança, de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela.

Pretende-se, desta forma, promover o aumento da literacia em saúde, tanto dos utentes como dos cuidadores, contribuindo para que o doente tenha um papel mais ativo enquanto utilizador dos serviços de saúde.

A ULS do Nordeste é uma das nove entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que aderiu a este projeto promovido pelo Ministério da Saúde, que tem como principais objetivos promover a literacia e aumentar a participação dos doentes, dos seus familiares e/ou cuidadores na melhoria da qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde, bem como contribuir para a consolidação da cultura de segurança interna dos serviços.

O projeto está em curso nas três Unidades Hospitalares da ULS Nordeste, nomeadamente em Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, e cabe ao corpo de Voluntariado, em articulação com a Comissão de Qualidade e Segurança da ULS Nordeste, a sua dinamização, através de iniciativas de informação e de sensibilização desenvolvidas para e em conjunto com os doentes.


Partilhar: