08-01-2019

ULS Nordeste recebe 58 médicos internos em 2019

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste recebe este ano 58 médicos internos, 46 de Formação Geral e 12 de Formação Especializada nas áreas de Cuidados de Saúde Hospitalares, de Cuidados de Saúde Primários e de Saúde Pública, que vão aprofundar a sua formação nos Serviços de Saúde da Instituição.

Na sessão de boas vindas aos jovens médicos, que decorreu ontem, dia 02 de janeiro, estiveram presentes o presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Dr. Carlos Vaz, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr.ª Eugénia Madureira, o Enfermeiro Diretor, Enf.º Urbano Rodrigues, e a Coordenadora do Internato Médico dos Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr.ª Elisabete Pinelo.

Nas palavras dirigidas aos jovens médicos, o presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste enalteceu a capacidade formativa e de acolhimento da ULS Nordeste e reconheceu o importante contributo dos clínicos em formação para a melhoria da qualidade da assistência prestada aos utentes. O representante máximo da instituição realçou ainda a oferta social e cultural e a capacidade de acolhimento da cidade de Bragança, que irá permitir a estes jovens conciliar as áreas profissional e social.

Por sua vez, a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr.ª Eugénia Madureira, deixou palavras de incentivo e de motivação aos jovens médicos e salientou a disponibilidade da instituição para que os médicos internos possam desenvolver o seu trabalho neste período formativo, na expetativa que, futuramente, alguns deles possam vir a desenvolver a sua atividade profissional na ULS Nordeste. A Diretora Clínica enalteceu ainda a elevada capacidade formativa do Serviço Nacional de Saúde, o que permite aos médicos aprofundar os seus conhecimentos e valorizar as suas competências a nível profissional.

Os internos de Formação Geral irão desenvolver a sua formação prática, ao longo deste ano, no Internato Médico das seguintes especialidades: Medicina Interna, Pediatria, Cirurgia, Cuidados de Saúde Primários e mais uma área clínica à sua escolha.

Por sua vez, os 12 internos de Formação Especializada dedicarão o ano de 2019, na ULS Nordeste, a aprofundar a sua experiência nas especialidades de Medicina Interna (dois internos), Cirurgia Geral (um interno), Psiquiatria (um interno), Ortopedia (um interno), Medicina Geral e Familiar (seis internos) e Saúde Pública (um interno).