O Serviço de Pediatria e Neonatologia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste assegura o acompanhamento da saúde física, emocional e social das crianças e jovens, tendo reforçado, no último ano, as ações de sensibilização ao nível da prevenção da obesidade infantil e da promoção do desenvolvimento saudável em idade pediátrica.

Em contexto hospitalar, esta equipa desenvolve a sua atividade assistencial no Internamento de Pediatria e de Neonatologia, na Sala de Partos, no Berçário, na Consulta Externa, no Hospital de Dia e no Serviço de Urgência.

No âmbito da articulação de cuidados, em maio de 2023, no sentido de aumentar a proximidade do Serviço de Pediatria aos Cuidados de Saúde Primários (CSP), foi criada uma parceria para a elaboração de protocolos conjuntos, tendo em vista a promoção da saúde das crianças e jovens.

Neste âmbito, foi elaborado o Protocolo de Diversificação Alimentar no Primeiro Ano de Vida e um Guia de Diversificação Alimentar para ser disponibilizado aos cuidadores, um projeto conjunto do Serviço de Pediatria, com os CSP e o Serviço de Nutrição e Alimentação. Pretende-se assim contribuir para a uniformização da atuação dos profissionais das diferentes Unidades que trabalham com crianças desta faixa etária com intervenção ao nível da promoção e implementação de hábitos alimentares saudáveis. Este protocolo foi apresentado em todos os Centros de Saúde da ULS do Nordeste, às Equipas de Saúde Escolar e aos Educadores, Auxiliares, Nutricionistas, Cozinheiros e Diretores de todas as creches e amas da área de influência da ULS do Nordeste.

Com o objetivo de sensibilizar a população para o problema da obesidade infantil e doenças associadas e de promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercício físico, o Serviço de Pediatria organizou, conjuntamente com o Serviço de Nutrição – no âmbito da Consulta de Nutrição Pediátrica – e com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação, atividades no âmbito do Dia Nacional de Luta contra a Obesidade. As ações incluíram uma sessão de exercício físico terapêutico, jogos didáticos de Educação Alimentar e um showcooking de lanches saudáveis com a Chef Joana Saldanha.

Promoção da saúde infantil e humanização dos espaços

No contexto da Semana Mundial do Aleitamento Materno, elementos da equipa do Serviço de Pediatria e médicos internos de Medicina Geral e Familiar participaram na organização e dinamização, conjuntamente com a equipa de Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica dos Cuidados de Saúde Primários, de uma ação de sensibilização e de reflexão sobre o Aleitamento Materno, que reuniu grávidas/casais, pais de crianças até aos 36 meses.

Foi também inaugurado, na semana Mundial do Aleitamento Materno, um espaço destinado à amamentação na sala de espera da Consulta Externa de Pediatria, uma iniciativa da equipa de profissionais de Saúde Materno-Infantil da ULS do Nordeste. Este projeto visa o aumento da privacidade das mães enquanto amamentam os seus filhos, numa perspetiva de humanização dos serviços de saúde. Este foi o primeiro cantinho de amamentação criado nas Unidades Hospitalares e vem complementar os cantinhos de amamentação já implementados nos Centros de Saúde do distrito de Bragança. A equipa de profissionais de Saúde Materno-Infantil pretende continuar a criar novos espaços em outras Unidades e Serviços, como por exemplo nos Serviços de Urgência.

Ainda neste contexto e com o intuito de promover a manutenção do aleitamento materno, o Serviço de Pediatria, juntamente com alguns médicos internos de Medicina Geral e Familiar em estágio no Serviço, ministrou formação às Equipas de Saúde Escolar, bem como às creches e amas da área de influência da ULS do Nordeste, acerca da importância do aleitamento materno, técnicas de extração e conservação do leite materno e do papel da creche/ama na manutenção da amamentação.

Também no decurso de 2023, uma médica do Serviço de Pediatria e uma enfermeira do Serviço de Neonatologia realizaram o “Curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno”, dispondo, atualmente, o Serviço de duas conselheiras em aleitamento materno.

Ainda em 2023, um dos Pediatras do Serviço, o Dr. Luís Ribeiro, concluiu o “Ciclo de Estudos Especiais em Endocrinologia e Diabetologia Pediátricas”.

Na área científica, vários elementos do Serviço participaram em atividades neste âmbito, entre as quais se destacam a coautoria em duas publicações em revistas internacionais na área da Endocrinologia Pediátrica, a apresentação de caso clínico em congresso internacional na área da Reumatologia Pediátrica, exposições em palestras e moderação de mesas científicas em congressos médicos na área Pediátrica.