O prolongamento do horário de funcionamento dos Cuidados de Saúde Primários no concelho de Bragança, durante o primeiro trimestre, permitiu aumentar a resposta de proximidade à população ao nível do atendimento de situações de doença aguda não emergentes.

Numa época em que se verifica um aumento de afluência de casos de doença associados a infeções respiratórias, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste assegurou a abertura do Centro de Saúde da Sé aos fins-de-semana no sentido de garantir uma resposta em tempo útil a todos os utentes com situações de doença aguda, sem necessidade de serem observados num Serviço de Urgência Hospitalar.

Assim, neste período, foram registadas cerca de 200 consultas médicas e de enfermagem, sendo o mês de janeiro aquele em que se verificou uma maior afluência de utentes com situações de doença aguda não emergentes.

A melhoria contínua ao nível da acessibilidade dos serviços de saúde é uma das prioridades da ULS do Nordeste, que, num contexto de proximidade, disponibiliza cuidados de saúde de qualidade e em segurança à população.

Neste âmbito, de realçar ainda o prolongamento do horário da USF Tua Saúde, a funcionar no Centro de Saúde de Mirandela I, que, desde janeiro, está aberta também aos sábados, no período das 9h às 14h, aumentando assim a resposta ao nível da consulta programada e de situações de doença aguda, proporcionando aos utentes inscritos nesta Unidade um atendimento de maior proximidade por parte da sua equipa de saúde familiar.

E também, ao nível da resposta por parte dos Cuidados de Saúde Primários no distrito de Bragança, a abertura de Centros de Saúde aos fins-de-semana e feriados, entre as 9h e as 22h, em Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

Em situações de doença aguda não emergentes, a utilização dos Centros de Saúde e do SNS24, disponível através do 808 24 24 24, proporcionam um atendimento atempado e com maior rapidez à população.