A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, em parceria com o Comando Distrital da PSP de Bragança, desenvolveu, no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência na Saúde, mais uma sessão formativa para os profissionais sobre o tema “Saúde em segurança: Prevenção da violência e abordagem de episódios de violência”.
Pretendeu-se, através desta ação, que decorreu, no dia 24 de abril, na Unidade Hospitalar de Bragança, promover o desenvolvimento de competências associadas à prevenção e combate à violência em contexto de atendimento e prestação de cuidados.
Esta sessão foi dinamizada pelo comissário Ricardo Borges, do Comando Distrital da PSP, tendo sido efetuada uma breve introdução pela responsável do Serviço de Formação e Desenvolvimento e ponto focal na ULS do Nordeste no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência na Saúde, Dra. Maria de Jesus Lopes, que reforçou a informação de que a ULS do Nordeste dispõe de procedimentos específicos de atuação em caso de violência contra profissionais de saúde, que devem ser seguidos pelos colaboradores que experienciem este tipo de situações em contexto laboral.
Por sua vez, o comissário da PSP abordou as situações que constituem maior risco no contexto da saúde, apresentou e dinamizou exemplos práticos de situações que podem constituir risco e as formas de prevenção, reforçando ainda o importante papel das forças de segurança, em particular da PSP, ao nível da intervenção em situações de violência nas Unidades de Saúde.
O trabalho conjunto no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência na Saúde vai ter continuidade, numa ótica de proximidade, com o objetivo de tornar os ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.


