Centrada nas necessidades dos doentes, das suas famílias e cuidadores, a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) de Torre de Moncorvo, integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, desenvolve a sua intervenção em proximidade.

É efetuada uma abordagem holística, que considera as necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais no contexto da prestação de cuidados.

Alocada à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Terra do Ferro, no Centro de Saúde de Torre de Moncorvo, esta equipa multidisciplinar é, atualmente, constituída por uma médica, três enfermeiras, uma psicóloga, uma nutricionista e uma assistente social, sendo que todas as profissionais têm formação específica na área de Cuidados Paliativos.

Disponível todos os dias úteis das 8h às 20h, esta equipa dedica-se essencialmente à prestação direta de cuidados no local de residência do doente, mas também desenvolve acompanhamento de consultoria sempre que necessário.

Os Cuidados Paliativos são uma mais-valia em casos que apresentem sintomas complexos e de difícil controlo associados a uma doença crónica avançada, incluindo situações de cancro, doença vascular periférica, insuficiência renal ou hepática, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença cardíaca ou pulmonar avançada, doenças neurodegenerativas, entre outras.

No âmbito da sua intervenção, os profissionais proporcionam uma melhor qualidade de vida aos doentes com doenças graves, progressivas e incuráveis, bem como apoio emocional e social às suas famílias. Promovem a sua ação através da prevenção e alívio do sofrimento, com recurso à identificação precoce e tratamento específico dos problemas, abrangendo sintomas físicos, mas também psicológicos, bem como necessidades sociais e espirituais.

De realçar que o apoio às famílias se prolonga após a morte do doente, através de intervenção psicológica e de acompanhamento no processo de luto.

Na sua área de abrangência, a ECSCP de Torre de Moncorvo acompanhou, em 2023, 27 doentes, com uma idade média de 73 anos.

Sendo uma equipa de intervenção complementar numa ótica de articulação entre Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalares, a ECSCP de Torre de Moncorvo procura, diariamente, acompanhar os seus doentes e famílias, através da prestação de cuidados em proximidade, proporcionando apoio e conforto em momentos difíceis das suas vidas.

A ULS do Nordeste, no âmbito da sua missão e numa ótica de prestação de cuidados em proximidade, conta, atualmente, com Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos em 11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança.