A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste é uma das entidades parceiras da Direção Regional de Saúde de Castela e Leão e das Universidades de Valladolid e de Salamanca no desenvolvimento do Projeto EQUISAM.
Este importante projeto que promove a acessibilidade e equidade dos cuidados de saúde mental para a população da zona fronteiriça aliando a cooperação à inovação, financiado pelo Programa de Cooperação Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), vai permitir, na área de abrangência da ULS do Nordeste, o reforço dos cuidados na comunidade na área da Saúde Mental, através da criação de uma nova Equipa de Intervenção Comunitária no Planalto Mirandês.
A par da promoção da acessibilidade aos cuidados de saúde, este projeto engloba ainda o desenvolvimento de programas de formação para profissionais internos e integrados em instituições da comunidade e que cuidam de pessoas com doença mental e problemas cognitivos, bem como a criação de programas de reabilitação e/ou psicoeducação para pessoas com doença mental.
Neste âmbito, está ainda prevista a criação de protocolos tendo em vista o reforço de competências na área da Saúde Mental, através da partilha de conhecimento em áreas específicas entre profissionais da ULS do Nordeste e do Complexo Assistencial de Zamora, um processo que poderá ser facilitado através da utilização de recursos digitais.
Tendo em vista a implementação do projeto, realizou-se, no dia 24 de setembro, em Bragança, a primeira reunião entre as entidades parceiras, acolhida pela ULS do Nordeste. A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, da Manager Geral do Complexo Assistencial e Área de Saúde de Zamora, Dra. Monserrat Chimeno, e do Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS do Nordeste, Dr. Duarte Soares.
Nas palavras iniciais dos responsáveis da área da Saúde a opinião foi unânime quanto à importância de criar sinergias entre entidades parceiras na área da Saúde com proximidade territorial, tendo em vista o reforço de cuidados de saúde disponibilizados à população.
De realçar, igualmente, o apoio do Conselho de Administração da ULS do Nordeste à implementação deste Projeto, representado, ainda, nesta reunião pelo Enfermeiro Diretor, Enf.º Urbano Rodrigues.
Seguiu-se a apresentação do Projeto pelo Diretor do Serviço de Saúde Mental do Complexo Assistencial de Zamora, Prof. Dr. Manuel Franco, pela Diretora do Departamento de Saúde Mental da ULS do Nordeste, Dra. Conceição Cardoso, e pelo Médico Especialista em Psiquiatria e Coordenador do Projeto na ULS do Nordeste, Dr. José Maria Justo.
Ao nível da Gestão, foram, igualmente, abordadas questões administrativas neste âmbito pelo Eng.º Filipe Sá, do Gabinete de Planeamento e Controlo da ULS do Nordeste, e pela Dra. Candelas Leal, da equipa de trabalho de Espanha.
Esta reunião de trabalho, que contou também com um momento dedicado ao planeamento de atividades, culminou com uma visita ao Serviço de Psiquiatria da ULS do Nordeste, com destaque para o Hospital de Dia de Saúde Mental.





