A apresentação do Plano Nacional de Saúde 2030 reuniu ontem, dia 22 de outubro, cerca de 250 pessoas na cidade de Bragança.

O evento “PNS em Movimento”, promovido pela Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, e com o apoio do Município, teve como principal objetivo envolver os parceiros locais na construção de um compromisso social, tendo em vista a melhoria do estado de saúde da população numa ótica de sustentabilidade.

Este evento local, com uma abrangência regional e uma divulgação nacional, contou com a presença de todos os elementos do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, representado na sessão de Abertura pelo seu Presidente, Dr. Carlos Vaz, que esteve ao lado do Subdiretor-Geral da Saúde, Dr. André Peralta Santos, e do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dr. Paulo Xavier.

Nas palavras iniciais, a opinião foi unânime quanto à importância do Plano Nacional de Saúde enquanto processo colaborativo que orienta e influencia as políticas públicas, tendo em vista a promoção da saúde das pessoas, numa perspetiva de equidade e de proximidade. Neste âmbito, o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste enalteceu ainda o empenho e dedicação dos profissionais da instituição ao nível da melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados aos utentes e da promoção da literacia em saúde na comunidade.

Com o foco no tema “Natalidade, longevidade e envelhecimento saudável”, o programa contou com comunicações de prestigiados oradores que apresentaram uma visão sobre a atual situação e os desafios que se apresentam para alcançar uma Saúde Sustentável.

A realidade local foi abordada numa mesa-redonda que contou com intervenções de profissionais da Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste e de entidades parceiras ao nível do desenvolvimento de projetos promotores da saúde e bem-estar nos diferentes contextos sociais, incluindo a sustentabilidade ambiental.

De realçar que o evento contou ainda com um momento promotor de saúde que incluiu o desafio a todos os participantes para uma pausa saudável com exercício físico, através da prática de técnicas simples de Pilates e Yoga.

Na sessão de encerramento, a Delegada de Saúde Regional Adjunta do Norte, Dra. Graça Cruz Alves, e a Delegada de Saúde Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste, Dra. Inácia Rosa, apresentaram os agradecimentos finais, nomeadamente pela escolha de Bragança para a promoção do PNS ao nível da região Norte, passando o testemunho para a realização do próximo PNS em Movimento na cidade de Almada.

Os trabalhos prosseguiram durante a tarde com a realização de um workshop no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2030, com componente teórica e prática, direcionado para profissionais da área da Saúde Pública, que reuniu participantes de diversos pontos do País.