Durante dois dias, a diabetes voltou a centrar as atenções dos profissionais de saúde, nas VI Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano, organizadas pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes.
Este evento, que contou com o apoio da Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança, teve novamente como palco o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, nos dias 10 e 11 de outubro.
Uma vez mais, a sala esteve repleta, tendo passado pelo evento cerca de 300 pessoas, reunidas em torno dos cuidados integrados centrados na prevenção e no tratamento das pessoas com diabetes.
O primeiro dia das jornadas integrou duas mesas de debate, subordinadas à doença macrovascular cardíaca e à doença macrovascular periférica. A marcá-lo estiveram ainda um momento musical – com Matilda Pimentel ao piano e voz, Bruna Vieira e Pedro Carneiro, ambos nas guitarras e voz, todos alunos do 8.º ano de escolaridade e a frequentar também a Escola de Talentos, do professor Henrique Angélico – e a sessão de boas-vindas aos participantes.
Esta sessão contou com as intervenções do presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, do presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Dr. Benjamim Rodrigues, do coordenador da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da ULS
do Nordeste, Dr. Raul Sousa, e da presidente da Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança, Enf.ª Margarida Parra.
Atendendo à elevada prevalência da diabetes, o presidente da ULS do Nordeste enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos profissionais de saúde nesta área, tanto ao nível da prevenção como do tratamento da doença, e realçou ainda a importância destas Jornadas para a atualização de conhecimentos e promoção do debate e da reflexão entre todos os profissionais.
De realçar a presença no evento dos restantes elementos do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, nomeadamente a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Filipa Faria, o Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr. Duarte Soares, o Enfermeiro Diretor, Enf.º Urbano Rodrigues, os Vogais Executivos Dr. Paulo Rogão e Enf.ª Sandra Moura, e a Assessora da Direção de Enfermagem para os Cuidados de Saúde Primários, Enf.ª Adelaide Baptista.
No segundo dia das jornadas, destaque para a tertúlia dos médicos internos da ULS do Nordeste, moderada pela convidada de honra Dra. Conceição Bacelar, especialista em Endocrinologia. Esta tertúlia é já uma referência em todas as edições deste evento, em que são apresentados e debatidos casos clínicos concretos relacionados com a diabetes.
A fechar o programa, uma mesa sobre a consulta de Enfermagem na pessoa com diabetes, abordando a realidade ao nível dos cuidados de saúde primários e dos cuidados hospitalares da ULS do Nordeste.
Durante os trabalhos, foram igualmente apresentados e premiados pósteres e comunicações orais apresentados no âmbito destas Jornadas, os quais refletiram o trabalho de investigação efetuado na ULS do Nordeste no âmbito da diabetes.
Na sessão de encerramento, o coordenador da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, Dr. Raul Sousa, agradeceu a elevada adesão e participação que este evento registou, realçando a pertinência de reforçar a formação na área da diabetes e de promover o debate sobre este tema para os diferentes grupos de profissionais com intervenção na área, o que justifica a continuidade, com a realização das VII Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano no próximo ano.





