As boas práticas em obstetrícia associadas à humanização de cuidados foi a temática em destaque nas I Jornadas de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
Organizadas pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Hospitalar de Bragança, as Jornadas decorreram no dia 08 de novembro de 2024, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança.
O evento teve início com um momento musical proporcionado pelo tocador de gaita de foles Ricardo Lopes, dos Gaiteiros d`Onor.
Seguiu-se a sessão de abertura com as intervenções do Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Alberto Vaz, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dra. Fernanda Silva, do Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, Enf.º Miguel Vasconcelos, do Enfermeiro Diretor da ULS do Nordeste, Enf.º Urbano Rodrigues, da Diretora do Departamento da Mulher e da Criança da ULS do Nordeste, Dra. Judite Marques, e da Enfermeira Gestora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Hospitalar de Bragança, Enf.ª Lurdes Loureiro.
Nas palavras iniciais, o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste enalteceu o empenho e dedicação dos profissionais de enfermagem na organização deste importante evento científico, salientando, igualmente, a importância de promover a reflexão sobre um tema de peculiar relevância nos serviços de saúde como o é a humanização de cuidados.
O programa das Jornadas incluiu três painéis dedicados a temáticas relevantes na área da Saúde Materna, tendo sido a primeira mesa dedicada à Saúde da mulher grávida e do recém-nascido. Moderado pela Enf.ª Rosa Santos, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia na ULS do Nordeste, este painel contou com as intervenções da nutricionista da ULS do Nordeste, Dra. Ana Mouta, que abordou o tema “Alimentação e nutrição na gravidez e lactação na mulher com diabetes”, seguiu-se a apresentação do Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia da ULS do Nordeste, Dr. António Braga, sobre o tema “Diabetes Gestacional”, e a intervenção da Médica Especialista em Pediatria na ULS do Nordeste, Dra. Clara Preto, sobre o tema “Filho de mãe diabética”.
O segundo painel, dedicado à Saúde do pavimento pélvico, foi moderado pela Enf.ª Liliana Taboada, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia na ULS do Nordeste, e contou com as apresentações da Enf.ª Dunia Alvarez, Enfermeira Matrona no Hospital Universitário El Bierzo – Ponferrada – León, e da Enf.ª Isa Madaleno, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia no Centro de Saúde de Puebla de Sanabria – SACYL, que abordaram a massagem perineal, seguindo-se a intervenção da Enf.ª Luísa Macedo, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia na ULS do Nordeste, sobre a Episiotomia.
O terceiro e último painel, dedicado à temática do aleitamento materno, foi moderado pela Enf.ª Lígia Morais, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia na ULS do Nordeste, e reuniu, na qualidade de palestrantes, a Enf.ª Amandina Borges, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia na ULS do Nordeste, que efetuou uma apresentação sobre a importância da Golden Hour para o início da amamentação, a Enf.ª Joana Sousa, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia na ULS do Nordeste, que abordou as atitudes dos enfermeiros perante o aleitamento materno, e, por sua vez, a Dra. Ana Norton, Doutorada em Medicina Dentária e Odontopediatria e Professora na Universidade do Porto, que abordou o desenvolvimento maxilo-facial do bebé na amamentação e o uso de chupeta nos primeiros dias de vida do recém-nascido.
Este evento, que reuniu mais de 70 participantes, assumiu-se assim como uma ação formativa importante do ponto de vista da promoção da literacia em saúde, tendo em vista a capacitação dos profissionais de saúde para as melhores práticas na área da Saúde da Mulher durante a gravidez, no parto e no pós-parto.





