As II Jornadas em Feridas, promovidas, no dia 17 de maio, pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, em parceria com a Associação de Profissionais de Saúde do Alto Tâmega (APSAT), e com o apoio do Município de Bragança, resultaram num enorme sucesso, com a participação de 250 profissionais de saúde.
A elevada adesão justifica-se com a relevância do tema em debate e com um programa de excelência, onde estiveram em discussão questões como a fisiopatologia da cicatrização, os fatores que interferem com a cicatrização, a preparação do leito da ferida, infeção em feridas, limpeza de feridas, técnicas de desbridamento e cuidados da pele. Tiveram ainda lugar três workshops, onde 60 participantes puderam ter um contacto prático com as mais recentes e inovadoras soluções na área do cuidado em feridas.
No final, o balanço dos profissionais de saúde foi bastante positivo, tendo estas jornadas sido consideradas uma excelente oportunidade de partilha de saberes e experiências no contexto de abordagem a feridas. O que levou a Comissão Organizadora a aceitar o desafio de dar continuidade ao evento, com a realização de futuras edições, até porque se trata de um tema não só muito importante, como também de grande abrangência e em que se regista uma constante evolução técnica, motivando, assim, a necessidade de uma atualização regular. Esta formação contínua dos profissionais tem, segundo os intervenientes, um impacto positivo muito considerável na melhoria dos cuidados assistenciais, beneficiando, dessa forma, os utentes.
O Conselho de Administração congratulou-se, pois, com a realização destas jornadas em Bragança, após a primeira edição na cidade de Chaves. E tanto o Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Vaz, como o Assessor da Direção de Enfermagem, Enf.º Norberto Pires, evidenciaram a pertinência e o apoio que mereceu este encontro científico.


