A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a reforçar os serviços de saúde em proximidade, disponibilizando uma nova consulta descentralizada da especialidade de Psiquiatria no Centro de Saúde de Miranda do Douro.
Esta iniciativa insere-se no projeto de descentralização de consultas hospitalares desenvolvido pela ULS do Nordeste, que resulta da articulação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários, e permite o acompanhamento dos utentes próximo da sua residência, proporcionando-lhes cuidados de saúde de qualidade, em segurança e com maior conforto.
Na área da Saúde Mental, a implementação desta consulta no Planalto Mirandês, desde o passado mês de dezembro, representa o reforço da resposta nesta área de cuidados, contribuindo assim para evitar a deslocação dos utentes que necessitam de acompanhamento nesta especialidade.
Estas consultas estão a decorrer mensalmente, asseguradas por um profissional médico especialista, que efetua o atendimento aos utentes mediante a respetiva referenciação, garantindo assim uma resposta mais próxima e eficaz às necessidades da comunidade de Miranda do Douro. A intervenção em consulta conta, igualmente, com a atuação e apoio da equipa de enfermagem, nomeadamente da Unidade de Cuidados na Comunidade.
Esta medida insere-se na estratégia de aproximar os cuidados na área da Saúde Mental da população, reforçando a intervenção na comunidade, que engloba ainda a criação de uma nova Equipa de Intervenção Comunitária no Planalto Mirandês. Esta resposta insere-se também nos objetivos do Projeto EQUISAM em curso, financiado pelo Programa de Cooperação Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), uma parceria da ULS do Nordeste com a Direção Regional de Saúde de Castela e Leão e das Universidades de Valladolid e de Salamanca, que promove a acessibilidade e equidade dos cuidados de saúde mental para a população da zona fronteiriça.
Associada a esta consulta descentralizada, que se pretende alargar também à população dos restantes concelhos do Planalto, está, igualmente, prevista, a breve prazo, a implementação de uma Equipa Comunitária de Saúde Mental (ECSM) para a população adulta das áreas de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro. Esta será assim a segunda ECSM do Departamento de Saúde Mental da ULS do Nordeste, estando já em funcionamento, há dois anos, a ECSM para a população adulta do Tua e do Sabor, que assegura o acompanhamento em proximidade dos doentes que residem nos concelhos de Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Freixo-de-Espada-à-Cinta e Torre de Moncorvo.
O reforço da resposta na área da Saúde Mental promovida pela ULS do Nordeste contribui assim para a melhoria contínua da acessibilidade aos serviços de saúde no distrito de Bragança, bem como para desconstruir o estigma ainda associado às doenças mentais, promovendo comportamentos saudáveis e inclusivos nas comunidades.
O Conselho de Administração da ULS do Nordeste reitera assim o seu compromisso com a disponibilização de serviços de saúde cada vez mais próximos e centrados nas pessoas, numa ótica de prestação de cuidados de qualidade e acessíveis em todo o território.


