Foi inaugurada no Dia Mundial do Sono, que se assinala a 14 de março, a exposição “AlertaSono: Sono de qualidade como estilo de vida”, que reúne os trabalhos sobre este tema desenvolvidos por alunos de escolas do distrito de Bragança.
Esta mostra temática, que se encontra patente ao público na Biblioteca Municipal de Bragança, foi desenvolvida no âmbito do projeto AlertaSono, uma parceria entre a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (ESSa-IPB) e o LiveWell – Centro de Investigação para a Vida Ativa e Bem-Estar do IPB, que visa promover a adoção de rotinas e padrões de sono saudáveis nas crianças e adolescentes.
Na sessão de abertura da exposição, a ULS do Nordeste esteve representada pelo Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr. Duarte Soares, e pela coordenadora do Projeto AlertaSono, Enf.ª Ana Sofia Coelho, que se juntaram à Vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dra. Fernanda Silva, e ao Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Prof. Dr. Orlando Rodrigues.
Nas palavras iniciais, a opinião dos intervenientes foi unânime quanto à importância da intervenção das equipas ao nível da promoção da saúde na comunidade, em particular ao nível da sensibilização para a adoção de hábitos saudáveis associados ao sono. Estas ações de promoção da literacia em saúde são essenciais ao nível da obtenção de ganhos em saúde, nomeadamente em faixas etárias precoces e envolvendo toda a comunidade escolar e as próprias famílias.
Esta exposição é o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos na sequência da participação dos professores na oficina de formação sobre o sono, ministrada pela equipa coordenadora do projeto AlertaSono, tendo, posteriormente, dinamizado a temática em sala de aula.
Os trabalhos expostos são o reflexo deste processo educativo e traduzem em diferentes expressões criativas – cartazes informativos, ilustrações, projetos científicos e interativos – a importância de dormir bem. A palavra ALERTA foi o ponto de partida para um conjunto de atividades pedagógicas desenvolvidas pelas turmas do Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário, envolvendo toda a comunidade educativa e enviando “alertas” às famílias sobre a importância do sono de qualidade no desenvolvimento global das crianças.
A exposição integra ainda um modelo de quarto AlertaSono, em que a Equipa Coordenadora do Projeto procura sensibilizar para o impacto dos determinantes emocionais, alimentares, ambientais e comportamentais na qualidade do sono, sensibilizando para a adoção de rotinas pré-sono saudáveis, ajustadas à faixa etária e promotoras de um sono de qualidade.
Segundo a equipa AlertaSono, “mais do que uma mostra de criatividade, esta exposição pretende capacitar a comunidade para reconhecer o sono como um fator essencial da saúde e um verdadeiro estilo de vida”.
De realçar que a par da exposição, patente ao público até 22 de março, estão ainda agendadas outras atividades, em colaboração com o Município de Bragança, nomeadamente a “Conversa com Pais: Sono como Estilo de Vida”, no dia 20 de março, pelas 20h30, na Biblioteca Municipal de Bragança, um encontro para pais e famílias em geral. E no dia 22 de março, pelas 10h30, o “Sábado de Encantar” na Biblioteca Municipal de Bragança é dedicado ao Sono. Esta sessão lúdico-educativa, que carece de inscrição, é dedicada a crianças dos 3 aos 10 anos, com atividades interativas que incentivam hábitos saudáveis de sono desde a infância.
No âmbito do Dia Mundial do Sono, foram, igualmente, realizadas atividades de sensibilização sobre a importância do sono para a saúde e bem-estar nas escolas do distrito de Bragança, dinamizadas pelas equipas de Saúde Escolar em articulação com a Equipa Coordenadora do Projeto AlertaSono.


