As II Jornadas dos Serviços de Urgência Básica (SUB) da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) reuniram cerca de 150 profissionais de saúde, nos dias 8 e 9 de maio, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, com o objetivo de debater a realidade e as ambições para o futuro destes serviços, a funcionar em Macedo de Cavaleiros e em Mogadouro.

O primeiro dia deste evento foi dedicado à formação, tendo sido realizados diversos workshops sobre temáticas ligadas à atuação nos SUB, designadamente o uso da ventilação não invasiva em contexto de urgência; a abordagem da sépsis no Serviço de Urgência; a interpretação do eletrocardiograma no Serviço de Urgência ou o reconhecimento precoce e a avaliação neurológica no acidente vascular cerebral (AVC).

Foram também apresentados pósteres, resultado de trabalhos de investigação na área desenvolvidos pelos profissionais de saúde.

Já o segundo dia das Jornadas foi preenchido com conferências e debates, abrangendo questões tão diversificadas como o papel do INEM, as vias verdes (AVC, Síndroma Coronária Aguda e Sépsis), as transferências para unidade de nível II e III do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC) e as transferências inter-hospitalares, bem como o suporte avançado de vida para profissionais dos SUB.

Excelência com rapidez e segurança

Logo na sessão de abertura, os intervenientes salientaram a importância destes Serviços de Urgência Básica, integrados no Departamento de Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos da ULSNE. O seu papel determinante no primeiro cuidado assistencial e na estabilização dos doentes foi destacado pelo Presidente do Conselho de Administração da ULSNE, Dr. Carlos Vaz, pelo Enfermeiro Diretor desta entidade, Enf.º Urbano Rodrigues, pelo Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e também médico Dr. Benjamim Rodrigues, e pela internista Dra. Celeste Guedes, da comissão organizadora do evento.

A reforçar a valorização destes Serviços estiveram igualmente os Vogais Executivos do Conselho de Administração da ULSNE, Dr. Paulo Rogão, e a Enf.ª Sandra Moura, cabendo a esta última a apresentação da realidade do SUB de Mogadouro – em conjunto com o seu Diretor, Dr. João Palas.

Foram dois dias de grande dinâmica e capacitação acrescida dos profissionais da ULSNE, tendo ficado lançados novos e grande desafios destes serviços para tempos vindouros.

A ULSNE congratula-se, assim, com o empenho daqueles que integram os SUB de Macedo de Cavaleiros e de Mogadouro, mas também com todos aqueles que, noutros serviços e entidades com eles colaboram, para um atendimento célere, seguro e de excelência ao doente urgente da área de abrangência desta Unidade Local de Saúde.