A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a dar continuidade ao reforço da ação da Unidade de Hospitalização Domiciliária nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI`s), com o objetivo de garantir que um número crescente de utentes possa receber cuidados diferenciados nas instituições onde vivem.

Neste sentido, foram formalizados esta quarta-feira, 14 de maio, protocolos com mais três Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, nomeadamente a Casa de Repouso Santa Vitória (Bragança), a Casa de Repouso Sra. da Cabeça (Nogueira) e a Residência Sénior Flor de Sortes. 

O reforço da intervenção desta Unidade permitirá assegurar a prestação de cuidados médicos e de enfermagem, com qualidade e em condições de segurança equiparáveis às do ambiente hospitalar, a utentes que preencham os critérios clínicos para permanência nas instituições. Esta abordagem visa garantir a continuidade terapêutica no respetivo contexto residencial, promovendo a estabilidade clínica e o bem-estar dos utentes.

No ato de assinatura de protocolos, o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, salientou, uma vez mais, os benefícios da atuação em proximidade das equipas que integram esta Unidade, que se refletem, de forma significativa, na saúde e bem-estar dos utentes, ao possibilitar a prestação de cuidados equivalentes aos de um internamento hospitalar no ambiente familiar das instituições onde residem. Esta abordagem contribui para uma recuperação mais célere e reduz a exposição a eventuais riscos inerentes ao contexto hospitalar.

Por sua vez, o Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS do Nordeste, Dr. Duarte Soares, enalteceu a articulação estratégica entre a área da saúde e as entidades do setor social ao nível do fortalecimento da prestação de cuidados, permitindo uma resposta mais coordenada, eficaz e centrada nas necessidades dos utentes. Esta cooperação interinstitucional é essencial para a consolidação do modelo de cuidados integrados, em proximidade, promovendo a continuidade assistencial e a otimização dos recursos existentes. Neste âmbito, salientou a relevância desta articulação ao nível da Resposta Sazonal em Saúde, estando em curso o Plano de Verão, e enalteceu ainda a formação promovida pela ULS do Nordeste para profissionais das ERPI`s, fundamental para o reforço das competências técnicas e para a implementação de boas práticas no acompanhamento dos utentes.

Equipas dos Cuidados de Saúde Primários asseguram acompanhamento em proximidade

Os benefícios destas parcerias foram, igualmente, enaltecidos pelos representantes das instituições presentes nesta reunião, que reconheceram e salientaram a importância dos cuidados de proximidade, que consideram determinantes para a melhoria contínua da saúde e bem-estar dos utentes institucionalizados. Neste âmbito, realçaram ainda o apoio e contacto regular por parte dos profissionais dos Cuidados de Saúde Primários, cuja atuação articulada contribui para a vigilância clínica, prevenção de complicações e promoção do bem-estar dos utentes.

Neste âmbito, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Filipa Faria, expressou o seu agradecimento pelo reconhecimento demonstrado quanto à relevância do acompanhamento prestado pelas equipas dos Cuidados de Saúde Primários, enfatizando o trabalho de elevada qualidade que estes profissionais desenvolvem no acompanhamento em proximidade ao longo de todo o ciclo de vida dos utentes. Salientou, igualmente, a relevante atuação destes profissionais ao nível da promoção da saúde, prevenção da doença e resposta às necessidades específicas da população, nomeadamente das pessoas que residem em instituições, cuja vulnerabilidade requer uma intervenção multidisciplinar contínua e humanizada.

Atendendo à relevância destas parcerias no âmbito da cooperação institucional, estiverem, igualmente, presentes nesta reunião, o Vogal Executivo da ULS do Nordeste, Dr. Paulo Rogão, e a Vogal Executiva, Enf.ª Sandra Moura, constituindo uma demonstração inequívoca do compromisso da instituição com o reforço e a melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados à população do distrito de Bragança.

Cuidados diferenciados no domicílio

No âmbito da Hospitalização Domiciliária, os cuidados de saúde são prestados por equipas multidisciplinares cuja atuação é organizada em função da complexidade clínica dos casos e das necessidades individuais dos utentes. Esta abordagem visa garantir uma resposta assistencial especializada, centrada na pessoa e alinhada com os princípios da humanização e da continuidade de cuidados, assegurando, sempre que clinicamente adequado, a prestação de cuidados diferenciados no domicílio, com garantia de qualidade assistencial, salvaguarda da segurança e promoção do conforto.

Esta Unidade funciona 24 horas por dia todos os dias da semana, com o apoio de um médico e de um enfermeiro em permanência.

Implementada em 2019, a Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS do Nordeste tem vindo a aumentar o número de doentes acompanhados nesta valência, tendo já sido formalizadas parcerias com 12 Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, nomeadamente a Fundação Betânia, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, a Obra Social Padre Miguel, o Centro Social de São Pedro de Sarracenos, o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Ponte – França, o Centro Social e Paroquial de Baçal, o Centro Social e Paroquial de Santa Comba de Rossas, o Palácio da Sabedoria – Residência Geriátrica, a Estrutura Residencial para Idosos “Partilha de Afetos”. Às quais se associam agora a Casa de Repouso Santa Vitória, a Casa de Repouso Sra. da Cabeça e a Residência Sénior Flor de Sortes. 

Estas parcerias são relevantes para o fortalecimento da cooperação entre os setores da Saúde e Social, enquadrando-se numa estratégia de melhoria contínua da resposta assistencial de proximidade promovida pela ULS do Nordeste. Têm como objetivo primordial assegurar à população do distrito de Bragança o acesso a cuidados de saúde de qualidade, em segurança e alinhados com os princípios da equidade e da humanização de cuidados.