As IV Jornadas em Feridas, dedicadas às úlceras por pressão, e promovidas, no dia 22 de maio, pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste – em parceria com a Associação de Profissionais de Saúde do Alto Tâmega (APSAT), com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança (IPB)e do Município – resultaram num enorme sucesso, com a participação de 250 profissionais de saúde, lotando o Auditório Alcínio Miguel, do IPB.
A elevada adesão justifica-se com a relevância do tema em debate e com um programa de excelência, onde estiveram em discussão questões como a fisiopatologia das úlceras por pressão, a classificação destas úlceras, a avaliação e os fatores de risco, as úlceras em fim de vida, a prevenção, o impacto nos serviços de saúde e a realidade da ULS do Nordeste nesta matéria.
Tiveram ainda lugar três workshops, onde os participantes puderam ter um contacto prático com as mais recentes e inovadoras soluções na área do cuidado ao doente com úlceras de pressão.
No final, o balanço dos profissionais de saúde foi bastante positivo, tendo estas jornadas em feridas sido consideradas uma excelente oportunidade de partilha de saberes e experiências no contexto de abordagem às úlceras por pressão. O que levou a Comissão Organizadora a aceitar novamente o desafio de dar continuidade ao evento, com a realização de futuras edições.
O Conselho de Administração congratulou-se, pois, com a realização destas jornadas em Bragança, quer na voz do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Vaz, quer do Enfermeiro Diretor, Enf.º Urbano Rodrigues, os quais evidenciaram a pertinência deste encontro científico e reforçaram o seu merecido apoio ao mesmo.


