Cerca de uma centena de profissionais de saúde reuniram-se para participar naquelas que foram as primeiras Jornadas de Saúde Oral do Nordeste Transmontano, realizadas no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, no dia 06 de junho, por iniciativa do Serviço de Medicina Dentária dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
O evento teve como principais objetivos melhorar a literacia dos participantes em saúde oral, promover boas práticas nesta área e reforçar a colaboração entre a Medicina Dentária e as restantes áreas da Saúde, numa abordagem de multidisciplinaridade.
Nessa perspetiva, foi abordada a relação entre a saúde oral e fatores como a alimentação, o sono e a saúde mental; a cárie precoce na infância; o papel da terapia da fala, e foi ainda
dada a conhecer com maior detalhe a realidade da saúde oral quer nos cuidados primários da ULS do Nordeste, quer nos cuidados hospitalares, através da especialidade de Estomatologia.
De salientar também a ligação à comunidade, em proximidade, com a transmissão em direto, através da rádio Brigantia, do podcast “Saúde Oral para Todos”, com três oradoras da ULS do Nordeste.
A vertente científica esteve presente através da discussão de pósteres subordinados à temática da saúde oral, tendo sido entregues distinções a três premiados.
Estas primeiras Jornadas de Saúde Oral do Nordeste Transmontano foram acolhidas com satisfação pelo Conselho de Administração da ULS do Nordeste, como fez questão de expressar o seu presidente, Carlos Vaz, na sessão de abertura, a par da Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários, Filipa Faria, estando também presentes no evento o Diretor Clínico dos Cuidados Hospitalares, Duarte Soares, e o Vogal Executivo Paulo Rogão.
A sessão de abertura contou com as intervenções do Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, da Presidente da Associação Portuguesa de Médicos Dentistas dos Serviços Públicos, Maria Miguel, da coordenadora da Equipa de Medicina Dentária dos Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, Susana Silva, e ainda da Vice-Presidente do Município de Bragança, Fernanda Silva.
Dada a pertinência do tema e o sucesso da iniciativa, ficou desde já o desafio de dar continuidade a futuras edições destas Jornadas de Saúde Oral do Nordeste Transmontano.





