As IV Jornadas do Internato Médico da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que se realizaram nos dias 22 e 23 de setembro na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, e que foram transmitidas online para uma plateia alargada, ficaram marcadas pelo dinamismo entre os participantes e pela excelência científica dos temas em debate.
Este evento, promovido pelas Direções do Internato Médico dos Cuidados de Saúde Hospitalares e dos Cuidados de Saúde Primários, com o apoio da Dioscope, envolvendo médicos internos e especialistas, apresentou um programa diversificado, onde se destacaram comunicações sobre temas clínicos transversais a várias especialidades, como saúde sexual e menopausa (no primeiro dia), e miopatia do doente crítico e obesidade (no segundo dia).
As jornadas integraram também três workshops, sobre contraceção, interpretação de exames de imagem e inteligência artificial, a par de uma mostra de especialidades para médicos internos de formação geral. A apresentação de pósteres e de comunicações orais foi igualmente um dos pontos altos da iniciativa, afirmando-a como espaço de partilha e de desenvolvimento de conhecimentos.
De salientar o apoio contínuo do Conselho de Administração à atividade dos médicos internos da ULS do Nordeste, reforçado na sessão inaugural das jornadas, conjuntamente, pelo Presidente do órgão de gestão, Dr. Carlos Vaz, e pelos Diretores Clínicos das áreas Hospitalar, Dr. Duarte Soares, e dos Cuidados de Saúde Primários, Dra. Filipa Faria.
Destacando a excelente capacidade formativa desta instituição, bem como as suas mais-valias e fatore de atratividade, os responsáveis convidaram os médicos internos para aqui prosseguirem essa atividade, na qualidade de futuros especialistas.
A ULS do Nordeste congratula-se com a realização destas jornadas, as quais se traduziram, uma vez mais, num sucesso, quer em termos de participação, quer de resultados práticos, contribuindo para melhores cuidados de saúde aos utentes da sua área de abrangência.