Ir para o conteúdo
Notícias
banner site Ligue Antes Salve Vidas
banner site sns + proximo
banner site Visitas_08_2024
banner site Ligar sns24
banner site Ligar 112
Início
/
Notícias
06-05-2019

Formação em Suporte Básico de Vida Pediátrico reuniu cerca de 130 participantes em Bragança

Cerca de 130 pessoas participaram na ação de formação em Suporte Básico de Vida Pediátrico, promovida pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, na passada sexta-feira, dia 03 de maio, no Auditório Paulo Quintela, em Bragança.

Durante a manhã, os formadores Dr. Rui Terras Alexandre, médico na ULS do Nordeste e coordenador da VMER de Bragança, e o Dr. José Fraga, médico no Serviço de Pediatria na ULS do Nordeste, apresentaram os conceitos teóricos sobre o Suporte Básico de Vida Pediátrico (SBVP), desde a cadeia de sobrevivência pediátrica, ao algoritmo do SBVP e à obstrução da via aérea na idade pediátrica.

À tarde, decorreu o mass training, que permitiu aos formandos treinar em manequins o algoritmo do SBVP e os procedimentos em caso de obstrução da via aérea no latente e em crianças a partir de um ano de idade que se encontram conscientes.

Esta ação reveste-se da maior importância, tendo em conta que as crianças estão particularmente sujeitas a situações de obstrução da via aérea.

A principal causa de paragem cardiorrespiratória na idade pediátrica é a hipoxia (baixa concentração de oxigénio nos tecidos orgânicos), como resultado de um processo de deterioração progressiva da função respiratória e, posteriormente, circulatória. Por isso, a prioridade na reanimação pediátrica é a permeabilização da via aérea e a oxigenação.

Os procedimentos a adotar no SBVP são idênticos aos dos adultos, mas, tendo em conta que as estruturas anatómicas das crianças são mais frágeis, todas as manobras têm que ser feitas com maior suavidade, para não causar traumatismos.

Em situação de paragem cardiorrespiratória, a intervenção inicial pode mesmo salvar vidas, na medida em que é fundamental para o sucesso do Suporte Avançado de Vida.

Participaram nesta formação pais, professores, educadores, profissionais de saúde, forças de segurança e comunidade em geral.

Esta ação, dinamizada pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Bragança, através da enfermeira Carla Maia, especialista em Saúde Materna e Obstétrica, contou ainda com o apoio da Câmara Municipal, dos Bombeiros voluntários e da Escola Superior de Saúde de Bragança.


Partilhar:
libero massa Phasellus et, leo Aenean Curabitur odio in lectus risus. vulputate,