A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Serviço de Formação e Desenvolvimento, promoveu, dia 21 de abril, uma ação de formação dedicada ao tema “Prevenção de Acidentes de Trabalho”, que foi traduzida em língua gestual portuguesa, para ser acessível a um colaborador com necessidades especiais.

A criação de condições de inclusão para todos os colaboradores é uma preocupação institucional, pelo que também na área da formação está a ser assegurada comunicação inclusiva sempre que seja detetada essa necessidade para dar resposta aos colaboradores.

Assim, as formadoras Dra. Juliana Pires, advogada, e a terapeuta Ana Rodrigues, Coordenadora do Serviço de Medicina Física e Reabilitação da ULS do Nordeste, foram acompanhadas por uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa durante a sessão formativa.

De realçar que esta ação de formação é importante ao nível da promoção de ambientes de trabalho saudáveis, com enfoque na prevenção de acidentes de trabalho, tendo sido abordados os riscos físicos e psicossociais, os equipamentos de proteção, a ergonomia, o direito à reparação do dano e a prova do acidente de trabalho.

Em complementaridade à componente teórica foi ainda promovida uma sessão de exercícios associados à ergonomia no posto de trabalho, pela terapeuta Ana Rodrigues, tendo em vista a sensibilização dos participantes para a adoção de comportamentos preventivos durante a jornada laboral.

Esta ação insere-se no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela ULS do Nordeste ao nível da promoção de ambientes saudáveis, no âmbito daquela que é a sua missão, tendo em vista a prestação de cuidados em segurança.