A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste dispõe, desde o início do mês de junho, de mais uma especialidade hospitalar: Reumatologia. Esta especialidade vai prestar atividade assistencial nas áreas de Consulta Externa, apoio ao Internamento e ainda execução de técnicas específicas com vista à melhoria da qualidade de vida dos doentes com patologia reumática.
A médica reumatologista Dra. Renata Aguiar possibilita o acompanhamento em proximidade destes doentes, para assim receberem, na ULS do Nordeste, a assistência clínica cuidados de que necessitam.
Acessíveis mediante referenciação pelos Cuidados de Saúde Primários ou pelas Consultas Hospitalares, as consultas de Reumatologia estão a decorrer às segundas, quartas-feiras e quintas-feiras, na Unidade Hospitalar de Bragança, sendo objetivo da ULS do Nordeste alargar o atendimento a outras Unidades Hospitalares da instituição.
A Dra. Renata Aguiar pretende igualmente desenvolver outros projetos para dinamizar e reforçar a assistência no âmbito da patologia reumática, em colaboração quer com as especialidades hospitalares, quer com a Medicina Geral e Familiar, numa ótica de multidisciplinaridade e integração assistencial.
Os doentes serão acompanhados na especialidade de Reumatologia, na ULS do Nordeste, de acordo com protocolos pré-definidos, de modo a consolidar a qualidade do Serviço, a padronizar a prestação de cuidados (em consonância com as normas vigentes noutros hospitais) e garantindo a disponibilização da informação necessária ao doente. É, aliás, propósito de Renata Aguiar apostar em ações de literacia para a saúde na comunidade, na área das doenças reumáticas, ampliando assim o conhecimento da população e promovendo a intervenção precoce (de modo a diminuir ou até evitar as sequelas destas doenças).
A Reumatologia é a especialidade médica que diagnostica e trata as doenças inflamatórias das articulações (como a artrite reumatóide, a artrite psoriática ou a espondilite anquilosante), bem como as doenças ósseas metabólicas tais como a osteoporose e ainda doenças sistémicas vulgarmente designadas por autoimunes, como o lupus eritematoso sistémico, vasculites e muitas outras. A Reumatologia abrange adicionalmente a patologia degenerativa das articulações, bem como patologias periarticulares (tendinites, bursites, etc) e manifestações reumatológicas de outras doenças.
Além de afetarem o aparelho locomotor, as doenças reumáticas podem envolver outros órgãos, como o coração, o rim, o pulmão, o sistema nervoso, o aparelho digestivo, o olho e a pele, daí a importância da articulação com outras especialidades médicas.
Empenhada em abraçar este “grande desafio”, a Dra. Renata Aguiar, ainda a única reumatologista em exercício na ULS do Nordeste, sente que o desempenho de funções nesta região representa a “a diferença entre haver ou não haver” cuidados de Reumatologia no sistema público nesta região, ambicionando-se a que possa, no futuro, vir aqui a ser criada uma equipa alargada e autónoma desta especialidade. Até lá, irá dar o seu contributo para que a referida diferença tenha os maiores reflexos na melhoria da qualidade de vida dos doentes com patologia reumática.
A ULS do Nordeste continua, assim, a dar cumprimento à sua missão, no sentido de responder às necessidades e expetativas dos utentes da sua área de abrangência, contribuindo para a prestação de cuidados com vista a cada vez mais e melhor Saúde na região.