“Cuidar e ser cuidado – Uma relação humanizada” foi o tema da Semana dos Cuidados Paliativos, assinalada de 10 a 14 de outubro, pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados, do qual faz parte a Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS), em Macedo de Cavaleiros.

Neste âmbito, o dia 12 de outubro foi dedicado à “Reflexão”, com a realização de uma tertúlia no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, dinamizada pela diretora do Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados e coordenadora da EAPS, Dra. Liseta Gomes, e pela médica oncologista, Dra. Teresa Sarmento. “Dar voz a quem é cuidado – O que quero da minha vida enquanto viver” foi o tema do momento de partilha entre as profissionais médicas e os participantes, que tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas e de contar experiências pessoais e/ou profissionais relacionadas com este nível de cuidados.

Durante a conversa, foram abordadas diversas temáticas entre as quais o direito à informação por parte do doente, a relação dos profissionais de saúde com o doente e com a família, a dimensão da espiritualidade e a importante intervenção das equipas multidisciplinares na missão de paz dos Cuidados Paliativos.

A diretora do Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados da ULS do Nordeste, Dra. Liseta Gomes, salientou ainda que em Cuidados Paliativos é essencial “cuidar e sentir-se cuidado” e enalteceu, igualmente, o facto de a Unidade de Cuidados Paliativos ter “a porta aberta” para dar resposta às necessidades dos doentes e das suas famílias, dando-lhes esperança e acompanhando-os até à sua partida.

Por sua vez, a Dra. Teresa Sarmento enalteceu o importante papel dos profissionais de saúde na relação com o doente e a sua família, com impacto positivo ao nível do seu bem-estar e evolução da situação de doença.

Este momento de partilha foi antecedido pela apresentação do trabalho desenvolvido pela Equipa de Apoio Psicossocial, que iniciou a sua atividade em dezembro de 2018, no âmbito do Programa HUMANIZA – Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, da Fundação La Caixa. Esta equipa atua em articulação com a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos da Terra Fria (que abrange os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais) e com a Unidade de Cuidados Paliativos da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.

A missão desta equipa – constituída por duas psicólogas, uma assistente social e uma educadora social – é prestar apoio psicossocial e espiritual a doentes com doença avançada e progressiva, bem como às respetivas famílias, estando ainda a alargar a sua ação com a implementação de um programa de apoio ao voluntariado.

A Semana dos Cuidados Paliativos foi assinalada de 10 a 14 de outubro, em Macedo de Cavaleiros.