A Semana dos Cuidados Paliativos, assinalada de 10 a 14 de outubro, pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados, culminou com uma homenagem aos doentes falecidos na Unidade de Cuidados Paliativos, no Hospital de Macedo de Cavaleiros.
Profissionais e familiares uniram-se num momento singelo e emotivo, deixaram mensagens de esperança e lançaram balões brancos em homenagem a todos aqueles que viveram os seus últimos momentos na Unidade de Cuidados Paliativos.
A homenagem teve início com as palavras emotivas da diretora do Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados e coordenadora da Equipa de Apoio Psicossocial, Dra. Liseta Gomes, que, recordando William Shakespeare, salientou: “Lembrar é fácil para quem tem memória, esquecer é difícil para quem tem coração”. Acrescentou que cada uma das pessoas ali presentes “lembra pessoas diferentes por partilha de momentos únicos, verdadeiramente pessoais”. E prosseguiu numa alusão a quem cuida, lembrando que “no ato de cuidar só há espaço para encontros totais, encontros que deixam memória”.
De realçar a importante missão dos profissionais da Unidade de Cuidados Paliativos, que desenvolvem o seu trabalho numa entrega total a quem cuidam, sem esquecer também o apoio aos seus entes queridos.