A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste é uma das 22 instituições do Serviço Nacional de Saúde que integra o Programa STOP infeção Hospitalar 2.0, dando continuidade ao trabalho desenvolvido ao nível da prevenção de infeções, iniciado em 2015, com excelentes resultados alcançados em prol da melhoria dos cuidados de saúde.

Na cerimónia que marcou o arranque da implementação desta nova fase do Projeto, o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, firmou a assinatura do compromisso de honra, assumindo a colaboração necessária à sua implementação e disseminação nos próximos três anos.

Neste âmbito, a ULS do Nordeste é uma das instituições mentoras ao nível do alargamento do Programa STOP infeção Hospitalar 2.0 a outras entidades de saúde, integrando o grupo colaborativo, juntamente com o Hospital de Braga, em que irá disseminar o conhecimento e experiência já alcançados, tendo em vista a implementação e acompanhamento desta nova fase do Projeto no Centro Hospitalar do Porto e na ULS do Alto Minho, para a realização das mudanças necessárias ao nível da melhoria dos cuidados de saúde.

Este processo irá contar com o importante contributo de profissionais de saúde da ULS do Nordeste, nomeadamente a Coordenadora do Grupo Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), Dra. Cristina Nunes, que integra o Conselho Executivo do Projeto, e mais três profissionais de saúde que integram o grupo de mentores ao nível da implementação: a Dra. Ana Rodrigues (mentora na área da prevenção de infeções do local cirúrgico), a Enf.ª Sandra Linhares (mentora na área da prevenção de infeções do trato urinário e do local cirúrgico) e a Enf.ª Luísa Nunes (mentora na área da prevenção de infeções em Cuidados Intensivos).

De realçar que a iniciativa STOP infeção Hospitalar, promovida pela Direção-Geral da Saúde, através do PPCIRA, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e com o apoio técnico-científico do Institute for Health Improvement, permite a disseminação de um projeto de melhoria da Qualidade em Saúde com resultados de sucesso em 12 estabelecimentos do SNS, entre os quais a ULS do Nordeste, através do seu alargamento a 22 instituições, com o objetivo de reduzir em 50 por cento a incidência de infeções hospitalares nos próximos três anos.

Desde 2015, a ULS do Nordeste é uma das instituições que tem alcançado resultados mais precoces e com mais expressão na redução de infeções, estando entre as três instituições (no universo das 12 participantes iniciais) que conseguiram uma redução das taxas de infeção na cirurgia colo-retal.

A ULS do Nordeste congratula-se com o compromisso de disseminar os excelentes resultados alcançados no âmbito deste projeto de Melhoria da Qualidade em Saúde, enaltecendo o importante contributo e empenho de todos os profissionais e comprometendo-se a dar continuidade a este importante processo de melhoria contínua dos cuidados de saúde.