Decorreu, no Dia Mundial do Sono, que se assinala a 17 de março, o I Encontro Alerta Sono, promovido pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no âmbito do projeto de promoção da qualidade do sono de crianças e adolescentes que está a ser desenvolvido nas escolas do distrito de Bragança.

Esta iniciativa, que decorreu no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, reuniu profissionais das áreas da Saúde e da Educação que estão envolvidos na implementação deste projeto junto da comunidade educativa, tendo em vista o aumento da literacia em saúde sobre a temática do sono junto dos alunos e das suas famílias.

O evento teve início com uma sessão de boas-vindas em que foram explanados os principais objetivos do projeto “Alerta Sono”, que pretende contribuir para a obtenção de ganhos em saúde através da promoção de hábitos de sono saudáveis e equilibrados junto das crianças e jovens com extensão para o seio familiar.

Seguiu-se a sessão de abertura, que contou com a presença do Presidente da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, do Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Professor Doutor Orlando Rodrigues, da Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste, Dra. Inácia Rosa, da Vereadora da Câmara Municipal de Bragança, Dra. Fernanda Silva, e da Coordenadora do Projeto Alerta Sono, Doutora Ana Sofia Coelho.

A pausa da manhã foi igualmente dedicada à temática, com alimentos promotores da qualidade do sono acompanhados de informação sobre as suas propriedades benéficas neste âmbito, elaborada pela Dra. Lígia Afonso, nutricionista na ULS do Nordeste que integra a Equipa Alerta Sono.

A sessão de trabalhos continuou com a apresentação, pela Professora Doutora Adília Fernandes, do IPB que também integra a Equipa Alerta Sono, de dados preliminares da qualidade do sono e seus determinantes dos alunos do Ensino Secundário do distrito de Bragança, referentes ao pré-teste realizado em 2022/2023, que demonstram a necessidade de intervenção ao nível da mudança de hábitos de sono.

Seguiu-se a apresentação do Professor Doutor João Paulo Almeida, do IPB, sobre a contribuição da cocriação e do marketing social para a projeção da mensagem do Projeto Alerta Sono, que culminou com a entrega às equipas de Saúde Escolar de uma caixa com ferramentas para trabalhar a temática de forma criativa em contexto escolar.

Este encontro permitiu ainda a realização de dinâmicas de grupo com as equipas de Saúde Escolar, dinamizadas pelos elementos da Equipa Alerta Sono, tendo em vista a sensibilização para o desenvolvimento de atividades sobre a temática do sono nas escolas, o envolvimento com o projeto e a partilha de experiências e de contributos no âmbito do Alerta Sono.

De realçar ainda a realização de uma sessão de relaxamento como ferramenta promotora do sono, pela Dra. Ana Ribeiro, Psicóloga na ULS do Nordeste e membro da equipa Alerta Sono, tendo em vista a sua replicação em contexto escolar.

O projeto Alerta Sono é assim mais um importante contributo ao nível do aumento da literacia em saúde na comunidade, permitindo o desenvolvimento de ações específicas sobre a promoção do sono de qualidade como um hábito saudável promotor de saúde.