O Serviço de Medicina Intensiva da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, na Unidade Hospitalar de Bragança, dispõe de um novo e moderno sistema informático de registo e apoio à decisão clínica que se traduz numa relevante melhoria da qualidade assistencial para os doentes ali internados.

Trata-se do software de origem portuguesa BSimple, concebido especificamente para unidades de cuidados intensivos. Além de estar integrado com outros sistemas informáticos já existentes (ou seja, total interoperabilidade), este inovador sistema reúne numa só plataforma informação vital diversa, nomeadamente dados obtidos através de dispositivos médicos (monitores, ventiladores, bombas perfusoras), dados laboratoriais e dados clínicos registados ao longo do internamento do doente (.

De referir também que o BSimple veio eliminar a utilização do papel para registos clínicos no Serviço de Medicina Intensiva, promovendo desta forma a eficiência na prestação de cuidados, a par da sustentabilidade ambiental.

A utilização deste software resulta, assim, numa simplificação e otimização de processos que, de acordo com o Diretor do Serviço de Medicina Intensiva, Dr. Domingos Fernandes, tem sido uma mais-valia preciosa para os profissionais, no apoio à gestão de informação e à decisão clínica, fundamentais no acompanhamento do doente crítico.

A ULS do Nordeste continua, assim, a apostar em soluções inovadoras na área da Saúde, com vista à melhor resposta às necessidades que são o centro da sua atuação: os utentes.