A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e a Ordem dos Nutricionistas (ON) formalizaram, no passado dia 10 de agosto, em Bragança, um acordo promotor do acesso à profissão de nutricionista, no âmbito do Regulamento de Estágios Profissionais e de Provas de Habilitação Profissional deste órgão.

Oficializada pelo Presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Dr. Carlos Vaz, e pela Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Prof. Doutora Alexandra Bento, a parceria agora estabelecida irá possibilitar a disponibilização, nos Cuidados de Saúde Primários e nos Cuidados Hospitalares desta Unidade Local de Saúde, das condições necessárias e adequadas para que os candidatos a membros efetivos da ON possam aperfeiçoar as suas competências, nomeadamente a realização, ao longo de 6 meses, de 800 horas de atividade específica das Ciências da Nutrição.

Reforçando a capacidade formativa da ULS do Nordeste, estes estágios serão, de igual modo, uma mais-valias para os futuros membros da Ordem, permitindo a aplicação, em contexto real de trabalho, dos conhecimentos teóricos decorrentes da formação académica, o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas concretos e a aquisição de competências e métodos de trabalho indispensáveis a um exercício competente e responsável da atividade das Ciências da Nutrição, designadamente nas suas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal.

O Conselho de Administração da ULS do Nordeste e a Ordem dos Nutricionistas congratulam-se, assim, com esta parceria, a qual se traduzirá, sem dúvida, na prestação de mais e de melhores cuidados aos utentes.

Formação como aposta

A formação tem sido uma das apostas do Serviço de Nutrição, no que diz respeita a formação interna, mas também na realização de estágios pré e pós-graduados. Durante o ano de 2022, a ULS do Nordeste recebeu 15 estágios académicos de formação pré-graduada no âmbito do protocolo com o Instituto Politécnico de Bragança. Tem ainda recebido estágios académicos e no âmbito da realização de mestrados da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto e da Universidade Católica.

O Serviço tem também recebido anualmente estágios profissionais pós-graduados de acesso à Ordem dos Nutricionistas. Durante este ano foi concluído um estágio na Unidade Hospitalar de Bragança e está a decorrer outro nas Unidades Hospitalares de Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

O estágio profissional é um requisito da formação do nutricionista, pelo que a atribuição da qualidade de membro da Ordem depende da realização do estágio profissional. Foi, precisamente, com a finalidade de reforçar o número de estágios profissionais de acesso à Ordem dos Nutricionistas que agora se formalizou o protocolo de colaboração com a ULS do Nordeste.

Serviço de Nutrição e Alimentação – Uma Referência

O Serviço de Nutrição e Alimentação da ULS do Nordeste tem como missão potenciar a sustentabilidade da saúde através do desempenho otimizado das funções do nutricionista, isto é, desenvolver avaliação, diagnóstico, prescrição, intervenção e monitorização alimentar e nutricional, bem como planeamento, implementação, gestão, comunicação, inovação, segurança e sustentabilidade alimentar e nutricional dirigida a indivíduos, grupos, organizações ou comunidades, tendo por objetivo máximo a promoção da saúde e bem-estar e a prevenção e tratamento da doença, de acordo com a evidência científica.

Intervém nas áreas da Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e Saúde Pública e Alimentação coletiva e restauração. Promove também formação, investigação e assessoria científica nas suas áreas de atuação.

Com 7 nutricionistas no seu quadro, presta serviços assistenciais e de consultadoria, no âmbito dos Cuidados Hospitalares, Cuidados de Saúde Primários, Cuidados Paliativos e Cuidados Continuados.

No âmbito da Nutrição Clínica, durante o ano de 2022 foram realizadas pela equipa 5.325 consultas de Nutrição. De referir que, em maio desse ano, a ULS do Nordeste disponibilizou uma nova consulta multidisciplinar de Pediatria e Nutrição para o tratamento de obesidade infantil e de patologias digestivas em idade pediátrica (dos 0 aos 18 anos). Ao longo de um ano, foram realizadas 496 consultas de Pediatria/Nutrição, acompanhando 37 crianças e adolescentes.

Nos Cuidados Hospitalares é prestado apoio, por pedido de colaboração, aos vários serviços de Internamento. De salientar a colaboração, em equipa multidisciplinar, nos Hospitais de Dia de Nefrologia e Oncologia, na Hospitalização Domiciliária, nos Cuidados Paliativos, Unidade de AVC, Cuidados Continuados e ainda na Consulta da Dor. A par da participação no Grupo de Suporte Nutricional, responsável pela elaboração de protocolos e escolha de produtos de suporte nutricional.

Nos Cuidados de Saúde Primários destaca-se a articulação com as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, Unidades de Cuidados na Comunidade, Equipa de Cuidados Continuados Integrados, Equipas de Paliativos no Domicílio e Serviço de Saúde Pública. No âmbito da Nutrição Comunitária foram ainda realizadas 366 sessões dirigidas a 803 participantes.

Desde outubro de 2021 que existe na ULS do Nordeste o projeto Nutrição no Início da Vida, o qual visa o acompanhamento/aconselhamento nutricional e alimentar mensal (ou mais frequente quando necessário) nos primeiros mil dias de vida, ou seja, desde o início da gravidez até ao final do 2º ano de vida.

A Saúde Escolar é outra das áreas de intervenção do Serviço. Articular esforços entre escola, Centro de Saúde e parceiros comunitários – como o caso do IPB -Instituto Politécnico de Bragança, tem resultado em projetos importantes cujos resultados beneficiam toda a comunidade escolar. A literacia alimentar, a atividade física, a qualidade do sono e a saúde mental são apenas alguns dos fatores cuja melhoria será determinante na prevenção da obesidade. Alguns exemplos de projetos da Saúde Escolar trabalhados a nível distrital, com a colaboração do Serviço de Nutrição, são:

  • Traz Montes de Saúde – Dirigido ao ensino pré-escolar com o intuito de ajudar as crianças a conhecer melhor os alimentos, de forma a compreenderem melhor as escolhas mais saudáveis para as suas refeições. É composto por várias sessões semanais práticas que vão aumentando de complexidade a cada um dos 3 anos letivos de duração. Durante o ano de 2022 foram realizadas 7 sessões dirigidas a 192 crianças.
  • Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar (PASSE) – Desenvolvido pelo Departamento de Saúde Pública da Administração Regional da Saúde do Norte, em parceria com a Direção Regional de Educação do Norte, decorre desde o ano letivo 2008/2009. Durante o ano de 2022, foram realizadas 20 sessões no âmbito do programa PASSE, dirigidas a 739 participantes entre os quais crianças, encarregados de educação e manipuladores de alimentos.
  • Alerta Sono – Sendo hoje clara a relação entre a pior qualidade do sono e o aumento do Índice de Massa Corporal, bem como a piores hábitos alimentares, é fulcral investir em hábitos de sono adequados a cada faixa etária, muito especialmente nas mais precoces.
  • Lancheiras saudáveis – Projeto que incide na promoção de merendas saudáveis para as crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo e que conta com o forte envolvimento dos encarregados de educação.
  • Pé Ativo – Este programa alia a promoção do exercício físico e de estilos de vida ativos, com a realização de percursos a pé na cidade/vila e de atividades lúdico-motoras na escola, à promoção da alimentação saudável, como por exemplo a preparação de lanches saudáveis.

Durante o ano de 2022 foram ainda realizadas 55 sessões no âmbito da saúde escolar, dirigidas a 6.931 participantes, entre os quias crianças e adolescentes, encarregados de educação, professores e auxiliares.

Na área da Alimentação coletiva e restauração, o Serviço é Gestor do Contrato do Serviço de Alimentação das 3 Unidades Hospitalares que fornece anualmente cerca de 680.000 refeições. É ainda gestor dos contratos dos Bares e Máquinas de Venda Automática de Alimentos. Verifica e realiza auditorias do cumprimento dos Cadernos de Encargos e avalia o grau de satisfação de utentes e colaboradores da instituição.

Desta forma o Serviço de Nutrição da ULSNE pretende destacar-se como serviço diferenciado na prestação de cuidados nutricionais e de saúde na área de influência da ULSNE.