O novo Hospital de Dia de Saúde Mental da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste foi palco de um conjunto de atividades de expressão corporal e artística e de uma sessão de cozinha terapêutica, integradas nas comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro.
Esta iniciativa do Departamento de Saúde Mental da ULS do Nordeste, através da equipa multidisciplinar do Hospital de Dia, envolveu os doentes ali acompanhados e também alguns dos doentes internados no Serviço de Psiquiatria. Começando com uma inspiradora sessão de expressão corporal, seguiu-se o atelier “Recriarte”, a qual, tal como o nome indica, estimulou a expressão individual através da manifestação artística, nomeadamente a pintura e o desenho.
O período da tarde ficou marcado pela realização de um workshop de cozinha terapêutica, a cargo do Chef Óscar Geadas – agraciado com a conceituada Estrela Michelin pelo seu desempenho de excelência e inovação culinária, acompanhado por António Geadas, ambos empreendedores e embaixadores da gastronomia transmontana com reconhecido prestígio.
Os participantes neste workshop puderam, assim, aprender as “dicas” dos especialistas para a confeção de um prato tradicional de cuscos artesanais com espargos e cogumelos selvagens, cuja degustação, no final, deliciou todos os presentes.
O diretor clínico dos Cuidados Hospitalares do Nordeste, Dr. Duarte Soares, a diretora do Departamento de Saúde Mental, Dra. Conceição Cardoso, e o diretor do Hospital de Dia de Saúde Mental, Dr. Manuel Guimarães, agradeceram a todos os intervenientes o seu empenho nas atividades, assim como aos profissionais que diariamente contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doença mental.
Reabilitação inovadora
O novo Hospital de Dia de Saúde Mental, inaugurado pelo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, no passado dia 8 de setembro, traduz-se numa valência que contribui para a promoção do bem-estar e da saúde numa perspetiva holística, através do desenvolvimento, com base em tecnologias digitais, de técnicas inovadoras de reabilitação, em áreas cognitivas e funcionais.
Inserido no Projeto GreenHealth – Estratégias digitais baseadas em ativos biológicos para melhorar o bem-estar e promover a saúde verde, representa um investimento de cerca de 300 mil euros, financiado em cerca de 100 mil euros no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020, e resulta de uma parceria entre a ULS do Nordeste e o Instituto Politécnico de Bragança.
O Hospital de Dia de Saúde Mental permitiu aumentar a resposta na área da Saúde Mental na região, em regime de ambulatório, através da implementação de novas terapias e tratamentos para doentes com patologias do foro mental. Contempla várias salas de realidade virtual, sala de snoezelen, salas de trabalho, gabinetes de consulta, entre outras áreas destinadas ao desenvolvimento de atividades terapêuticas com doentes.