O internato médico da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem-se afirmado cada vez dinâmico, quer na sua atividade prática, quer na componente formativa.
Prova disso são as duas iniciativas promovidas pelos médicos Internos desta entidade no mês de outubro, nomeadamente a segunda edição das Jornadas do Internato Médico, realizadas nos dias 19 e 20, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), e o I Congresso Virtual do Médico da ULS do Nordeste, nos dias 27 e 28, difundido online.
As II Jornadas do Internato Médico, organizadas pelas Direções de Internato Médico dos Cuidados de Saúde Hospitalares e dos Cuidados de Saúde Primários, tiveram a participação não só de internos, mas também de especialistas, apresentando um programa diversificado, com comunicações sobre temas clínicos transversais a várias especialidades, assim como intervenções relacionadas mais especificamente com as particularidades do Internato Médico no Interior. De salientar ainda a realização de três workshops, sobre a “Comunicação de más notícias”, a “Patologia Clínica – Verdades e Mitos” e o “Ventre Agudo”.
O Conselho de Administração da ULS do Nordeste esteve presente nestas jornadas, nomeadamente o Presidente, Dr. Carlos Vaz, o Diretor Clínico dos Cuidados Hospitalares, Dr. Duarte Soares, e a Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários, Dra. Filipa Faria, expressando todo o apoio deste órgão aos clínicos que aqui consolidam a sua formação. Nesse sentido, foram reforçadas quer as oportunidades de carreira, quer as mais valias ligadas à qualidade de vida no distrito de Bragança, constituindo-se como fator de atratividade e convite à fixação nesta região.
Uma perspetiva partilhada quer pelo Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Prof. Doutor Orlando Rodrigues, quer pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dr. Hernâni Dias, entidades que procuram também, em parceria com a ULS do Nordeste, dar o seu contributo para mais e melhor Saúde na população.
Uma experiência positiva
Por sua vez, o Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Centro de Saúde de Bragança II – Santa Maria, dinamizou o I Congresso Virtual do Médico da ULS do Nordeste, com o objetivo de “dar a conhecer a realidade do internato médico nesta instituição pela voz dos médicos que aqui desempenham funções”.
Foram várias as mesas redondas que integraram o Congresso, com médicos internos de Formação Geral e médicos internos de Formação Específica, nomeadamente de Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Medicina Intensiva, Ortopedia, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Patologia Clínica, Saúde Pública e ainda médicos de Clínica Geral.
Ficou bem patente a satisfação dos intervenientes, os quais transmitiram a sua experiência como sendo muito positiva e aconselhando, por isso, todos aqueles que no futuro venham a fazer este período formativo, a concretizá-lo na ULS do Nordeste.
Entre as vantagens apontadas ao internato médico nesta entidade salientam-se os seguintes: boas instalações físicas das unidades de prestação de cuidados, fácil articulação entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares, bom acolhimento pelas equipas e excelente ligação entre internos e especialistas, casos clínicos em diferentes fases de evolução, mais casos clínicos e mais interessantes com maior oportunidade para publicação de trabalhos de investigação/científicos e boas capacidades formativas. Noutro âmbito foram igualmente destacadas várias potencialidades da região, como a cultura, a gastronomia, a beleza paisagística e a qualidade de vida em geral, permitindo um ótimo equilíbrio entre as vertentes pessoal e profissional.
Como desafios, os participantes abordaram a necessidade de promover nesta região mais oportunidades de formação superior especializada (por exemplo pós-graduações e doutoramentos) e de realização de ensaios clínicos, afigurando-se a ambicionada criação de um Centro Académico e Clínico como promissor nesse âmbito.
O Conselho de Administração da ULS do Nordeste congratula-se, assim, com a realização destas iniciativas, felicita o internato médico pela sua dinâmica e mostra-se inteiramente disponível para acolher e apoiar estes profissionais.


