Sendo a Medicina Interna uma valência estruturante na prestação de cuidados hospitalares especializados de excelência, a sua relevância e interdisciplinaridade esteve na base da realização do I Congresso de Enfermagem de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que se realizou em Bragança, nos dias 3 e 4 de novembro.

A iniciativa, organizada e certificada em parceria com a Ordem dos Enfermeiros, e com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança, da Câmara Municipal e da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, reuniu mais de 530 participantes, redundando num enorme sucesso.

Entre os diversos temas abordados estiveram a diabetes, a hepatologia, doenças autoimunes, doença pulmonar obstrutiva crónica, acidente vascular cerebral, hospitalização domiciliária, cuidados paliativos, prevenção e controlo de infeção, resposta em emergência interna, idoneidade formativa e inovação nos cuidados de saúde.

A componente científica deste congresso ficou ainda enriquecida com a apresentação e discussão de pósteres nas mais diversas áreas clínicas.

No final o evento foi palco de uma homenagem a profissionais que dedicaram a sua vida profissional à Medicina Interna na região, nomeadamente os médicos Dr. Arnaldo Rodrigues, Dra. Prudência Vaz e Dra. Teresa Ramos, e as enfermeiras Olinda Silva e Zita Pereira.

O Conselho de Administração da ULS do Nordeste esteve presente no Congresso, tendo o Presidente, Dr. Carlos Vaz, salientado na sessão de abertura a pertinência e a relevância da iniciativa, nomeadamente o valioso contributo da mesma para a partilha de conhecimentos e de boas-práticas multidisciplinares, traduzindo-se na melhoria contínua da prestação de cuidados especializados e integrados aos doentes da Unidade Local de Saúde do Nordeste.

Também o Enfermeiro Diretor desta entidade, Urbano Rodrigues, que integrou a Comissão Organizadora e participou, quer como orador, quer como moderador, nos painéis sobre idoneidade formativa e emergência interna, respetivamente, fez questão de expressar o seu agradecimento aos profissionais de Enfermagem da ULS do Nordeste em geral, e do Serviço de Medicina Interna em particular, não só pelo empenho com que levaram a cabo este congresso, mas também pela extrema dedicação e profissionalismo com que diariamente prestam os melhores cuidados de saúde aos doentes.

O sucesso deste Congresso deixou no ar o desafio para a sua continuidade em futuras edições, através da parceria entre a ULS do Nordeste e as entidades parceiras.