A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai reforçar o seu compromisso com a humanização, no âmbito da prestação de cuidados ao utente, e de acordo com aquela que é a sua missão.
Após a recente nomeação da Comissão de Humanização da ULS do Nordeste, a qual pretende desenvolver diversas iniciativas nesta área, a mensagem foi reforçada pelo Diretor Clínico para os Cuidados Hospitalares desta entidade, Duarte Soares, e pela Enfermeira Gestora e adjunta da Direção de Enfermagem, Adelaide Batista, durante um evento sobre este tema realizado em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança. O seminário, que decorreu no dia 30 de novembro, na Escola Superior de Saúde do IPB, sob o mote “O cuidar é tão ou mais importante do que propriamente o curativo”, teve como orador o Prof. Doutor João Pedroso de Lima, médico e responsável pela criação, em Coimbra, do movimento cívico “Humanizar a Saúde”.
Entre a assistência destacou-se a equipa multidisciplinar do Departamento de Cuidados Paliativos, tendo as várias profissionais presentes dado o seu testemunho sobre a importância da humanização, em particular nesta valência, abrangendo não só os doentes, mas também os seus familiares e cuidadores.
Num auditório cheio, onde estiveram presentes alunos que serão futuros profissionais de saúde, foram debatidas questões como o respeito pela dignidade, individualidade do doente; a relação de ajuda estabelecida com base em cortesia, empatia e compaixão; a avaliação holística do doente, considerando a sua história pessoal, e o seu enquadramento psicológico, social e espiritual; e as instituições de saúde centradas nas pessoas.


