Reforçar os cuidados de saúde de proximidade centrados nas necessidades dos doentes na área Paliativa é um dos desafios da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que está a promover a renovação de parcerias com as entidades locais com intervenção na comunidade.
Neste sentido, foi realizada uma reunião com todos os parceiros das Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) do Planalto Mirandês, que abrangem Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, tendo em vista a renovação do protocolo de colaboração entre os Municípios, as Santas Casas da Misericórdia e a ULS do Nordeste.
Esta parceria, iniciada em 2014, é importante para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos doentes com necessidades de cuidados paliativos e às suas famílias, com intervenção de profissionais especializados no seu domicílio, contribuindo, igualmente, para evitar deslocações aos serviços de saúde e, em particular, aos serviços de urgência.
As Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos são constituídas por profissionais de saúde com especialização nesta área de cuidados, com intervenção multidisciplinar, numa ótica de articulação de cuidados de saúde Hospitalares e Primários.
As ECSCP do Planalto Mirandês percorrem anualmente milhares de quilómetros, tendo, em 2023 (até setembro), efetuado 200 visitas médicas e 460 visitas de enfermagem a 80 doentes. Estão também disponíveis telefonicamente, tendo registado, neste âmbito, 507 contactos telefónicos a doentes e famílias e 22 contactos telefónicos a familiares com acompanhamento no luto.
A ULS do Nordeste promove assim a melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados à população numa ótica de proximidade, no âmbito daquela que é a sua missão, promovendo, igualmente, o reforço de parcerias institucionais com entidades que têm um papel relevante ao nível da intervenção na comunidade, tendo em vista o aumento da saúde e bem-estar das pessoas no distrito de Bragança.