A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza cuidados na área da nutrição e alimentação especializados, que permitem o acompanhamento dos doentes nas diferentes fases da vida, dando resposta às suas necessidades num contexto de proximidade.

O Serviço de Nutrição e Alimentação dá resposta à população da área de abrangência da ULS do Nordeste, disponibilizando cuidados de nutrição e de consultadoria nas áreas da nutrição e alimentação no âmbito dos Cuidados de Saúde Hospitalares, Cuidados de Saúde Primários, Cuidados Paliativos e Cuidados Continuados.

Com uma equipa constituída por sete nutricionistas, três na área hospitalar e quatro na área dos cuidados de saúde primários, o Serviço de Nutrição assegura apoio clínico transversal a toda a instituição, sendo dirigido pela Dra. Rosária Rodrigues (Diretora de Serviço), com a colaboração da Dra. Teresa Gomes (Responsável na área dos Cuidados de Saúde Hospitalares) e da Dra. Daniela Santos (Interlocutora na área dos Cuidados de Saúde Primários, Membro da Equipa Coordenadora do Programa Nacional de Saúde Escolar e Gestora Local do Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar).

A intervenção das equipas abrange as áreas da nutrição clínica, da nutrição comunitária e saúde pública e da alimentação coletiva e restauração, valorizando as atividades de ensino, formação, investigação e assessoria científica nas suas áreas de atuação, numa ótica de melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população.

No âmbito da nutrição clínica, durante o ano de 2023, foram realizadas 5.780 consultas de nutrição, 3.094 das quais nos Cuidados Hospitalares (2.117 consulta externa, 575 consulta de apoio aos serviços de internamento e 402 consultas de nutrição pediátrica) e 2.686 nos Cuidados de Saúde Primários (2.666 consultas externas e 20 consultas de nutrição no domicílio).

Nos Centros de Saúde, a Consulta de Nutrição está disponível mediante a referenciação feita pelo Médico de Família ou por outro profissional de saúde que acompanha o doente nos Cuidados de Saúde Primários. E para a Consulta de Nutrição Hospitalar, a referenciação é feita pelo Médico Especialista Hospitalar ou por outro profissional de saúde dos Cuidados Hospitalares.

Alargamento de serviços na área da Nutrição

A ULS do Nordeste alargou os serviços nesta área, em maio de 2022, através da implementação de uma nova consulta multidisciplinar de Pediatria e Nutrição direcionada para o tratamento da obesidade infantil e de patologias digestivas em idade pediátrica (dos 0 aos 18 anos). Esta consulta está disponível mediante a referenciação pela especialidade de Pediatria, de acordo com o protocolo nesse âmbito. No primeiro ano, foram realizadas 496 consultas de Pediatria/Nutrição, que permitiram o acompanhamento de 37 crianças e adolescentes.

De realçar ainda que em idade pediátrica foram realizadas 158 consultas na área hospitalar e 578 consultas na área dos Cuidados de Saúde Primários.

Tendo em vista o alargamento da intervenção na área da Nutrição, o Serviço está, igualmente, a colaborar em equipa multidisciplinar com outras especialidades médicas, de modo a vir a disponibilizar subespecialidades da Consulta de Nutrição Hospitalar mais diferenciadas, tal como a Consulta de Nutrição na Dor, a Consulta de Nutrição na Diabetes em Pediatria, a Consulta de Nutrição na Diabetes no Adulto e a Consulta de Nutrição em Oncologia, de acordo com protocolos de referenciação neste âmbito ainda em elaboração.

Na área hospitalar, o nutricionista dá apoio aos vários Serviços de Internamento, colabora em equipa multidisciplinar nos Hospitais de Dia de Nefrologia e de Oncologia, na Unidade de Hospitalização Domiciliária, na área de Cuidados Paliativos, na Unidade de AVC, e na área de Cuidados Continuados e Consulta da Dor.

Estes profissionais organizam e participam ainda no Grupo de Suporte Nutricional da ULS do Nordeste, responsável pela elaboração de protocolos e escolha de produtos de suporte nutricional.

Na área dos Cuidados de Saúde Primários, o nutricionista exerce a sua atividade em articulação com as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, as Unidades de Cuidados na Comunidade, as Equipas de Cuidados Continuados Integrados, as Equipas de Cuidados Paliativos e a Unidade de Saúde Pública.

Projetos de intervenção na comunidade

A Nutrição Comunitária assume também um papel importante ao nível da promoção da saúde, tendo sido realizadas 366 sessões dirigidas a 803 participantes.

Neste âmbito, a ULS do Nordeste desenvolve ainda o projeto “Nutrição no Início da Vida”, implementado em outubro de 2021, sendo a Gestora Local a Dra. Eunice Rodrigues, que visa o acompanhamento/aconselhamento nutricional e alimentar mensal (ou mais frequente quando necessário) nos primeiros mil dias de vida, ou seja, desde o início da gravidez até ao final do 2.º ano de vida.

O Serviço de Nutrição desenvolve também a sua intervenção na área da Saúde Escolar, numa estreita parceria entre a Escola, o Centro de Saúde e os parceiros comunitários, entre os quais o Instituto Politécnico de Bragança, estando em curso neste âmbito projetos importantes cujos resultados beneficiam toda a comunidade escolar.

A literacia alimentar, a atividade física, a qualidade do sono e a saúde mental são algumas das áreas cuja melhoria será determinante na prevenção da obesidade. Neste âmbito, o Serviço de Nutrição colabora, a nível distrital, no desenvolvimento de um conjunto de projetos importantes, nomeadamente o Traz Montes de Saúde, o Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar (PASSE), o projeto Alerta Sono, Lancheiras saudáveis e Pé ativo.

No âmbito da Saúde Escolar, em 2023, foram realizadas 55 sessões, dirigidas a 6.931 participantes, entre os quais crianças e adolescentes, encarregados de educação, professores e auxiliares de ação educativa.

Durante o ano de 2023 foi também realizado o Estudo Piloto do Projeto Local: Selo de Excelência PLS – Dieta Mediterrânica, desenvolvido pela Unidade de Saúde Pública, em parceria com o Serviço de Nutrição. Este projeto, que conta com o apoio técnico-científico da Direção Geral de Saúde e da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, tem como finalidade promover a saúde e prevenir a doença, aumentando a literacia em saúde na área da alimentação saudável e das boas práticas de higiene e segurança alimentar, premiando as instituições que promovam as boas práticas. Candidataram-se a este selo 60 instituições, que incluem câmaras municipais, agrupamentos de escolas e estruturas residenciais para idosos (ERPI).

Na área da alimentação coletiva e restauração, o Serviço de Nutrição tem ainda intervenção ao nível das refeições servidas nas três Unidades Hospitalares, bem como nos Bares e produtos dispensados nas Máquinas de Venda Automática de Alimentos nas Unidades de Saúde, através da realização de auditorias e da avaliação do grau de satisfação de utentes e colaboradores.

A formação é também uma aposta do Serviço de Nutrição, através da realização de ações de formação externa pelos elementos da equipa e ainda da promoção de formação interna dirigida a outros profissionais, bem como ao nível do acolhimento de estágios pré e pós-graduados.

O Serviço de Nutrição assume assim um importante papel ao nível da prestação diferenciada de cuidados nutricionais na área de influência da ULS do Nordeste, com intervenção ao nível do acompanhamento de doentes, promoção da saúde na área da alimentação saudável, intervenção comunitária e aumento da literacia na área da nutrição.