A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste prestou homenagem à Dra. Teresa Aroso Ramos, atribuindo o seu nome à Unidade de Convalescença e Unidade de Cuidados Paliativos, na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.
O singelo momento comemorativo decorreu ontem, dia 07 de março, tendo sido enaltecido o seu empenho, dedicação e importante contributo para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em geral, e ao serviço da Saúde no distrito de Bragança, em particular.
Com uma carreira dedicada, exclusivamente, ao SNS, a Dra. Teresa Aroso Ramos, iniciou a sua carreira no Hospital Distrital de Bragança, em 1989, e durante a sua carreira foi responsável por vários Serviços de Saúde, tendo assumido a direção do Departamento de Cuidados Continuados e Paliativos da ULS do Nordeste entre 2009 e 2018, altura em que chegou à jubilação.
Esta homenagem reuniu profissionais da instituição, que tiveram o privilégio de partilhar momentos marcantes com a Dra. Teresa Ramos dos quais tiraram ensinamentos que ainda hoje transportam para o seu dia-a-dia, e contou com a presença de todos os elementos do Conselho de Administração da ULS do Nordeste.
Nas sentidas palavras dirigidas à Dra. Teresa Ramos, o presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Vaz, recordou o seu importante percurso ao serviço da instituição, enaltecendo o seu humanismo e dedicação sempre centrada nas necessidades dos doentes e das suas famílias.
Também a atual diretora do Departamento de Cuidados Paliativos e Continuados da ULS do Nordeste, Dra. Liseta Gomes, salientou a sua grandiosidade enquanto profissional e sobretudo enquanto Ser Humano, acrescentando, de forma metafórica, que deixou a sua “semente” na Unidade.
Perante tão rasgados elogios, a Dra. Teresa Ramos, emocionada, agradeceu as amáveis palavras que lhe dirigiram e salientou, numa alusão ao seu nome, que os profissionais presentes representam os seus “ramos” no cuidado aos doentes e suas famílias.
Durante a homenagem, a Dra. Teresa Ramos foi ainda surpreendida com a oferta de um livro e a visualização de um vídeo sobre o seu percurso na instituição, com momentos marcantes, histórias de doentes e testemunhos de profissionais, tendo a cerimónia culminado com o descerramento da placa com a atribuição do seu nome à Unidade.
Esta singela homenagem representa um momento marcante para a instituição, no âmbito do reconhecimento da resiliência, empenho e dedicação dos seus profissionais, tendo em vista a melhoria contínua dos serviços de saúde disponibilizados à população.





