Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
23-09-2022

143 especialistas debateram em Bragança desafios no tratamento de doenças do fígado

Realizaram-se em Bragança, nos dias 16 e 17 de setembro, as XV Jornadas do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), com o apoio da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

143 médicos internistas reuniram-se, assim, naquela que foi considerada “uma das jornadas mais participadas” deste Núcleo, para “discutir e refletir” sobre “patologias e principais desafios que Portugal enfrenta, no que respeita ao tratamento de doenças do fígado”.

Após uma interrupção motivada pelas restrições inerentes à pandemia de COVID-19, a iniciativa possibilitou a abordagem de temas muito abrangentes, de enorme pertinência e atualidade nesta área, sob o mote ““hot topics”. Foram ainda apresentadas no decorrer das Jornadas nove comunicações orais e 36 posters, comprovando a evolução científica em curso no que respeita à Hepatologia.

O evento contou com a presença da Diretora Clínica dos Cuidados Hospitalares da ULS do Nordeste, Dra. Eugénia Madureira, do Diretor de Enfermagem, Enf. Urbano Rodrigues, e ainda do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Alberto Vaz, o qual salientou, na sessão de abertura, a importância da realização desta iniciativa em Bragança, promovendo desta forma a atualização da formação dos especialistas da região e a inerente melhoria dos cuidados de saúde aqui prestados aos utentes. Carlos Vaz reforçou também o “magnífico trabalho de equipa” que tem sido desenvolvido, possibilitando o “acompanhamento de proximidade” que é dado aos doentes do distrito de Bragança. Pelo que a ULS do Nordeste. Afirmou o responsável, continuará a apoiar e a incentivar a realização de iniciativas deste género.

Marcaram também presença em Bragança a presidente da SPMI, Lélita Santos, e o coordenador do NEDF, Paulo Carrola, ambos visivelmente agradados com a adesão e o sucesso das Jornadas.


Partilhar:
dapibus ut libero Curabitur leo nec et, sit Aliquam